De acordo com o relatório Horizon Report 2017 para a educação básica, para que a tecnologia seja adotada pela educação em um período de até dois anos, é necessários utilizar programação como alfabetização e aumentar a aprendizagem do chamado Steam (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Algumas escolas particulares e públicas de São Paulo (SP) estão colocando esse tipo de projeto em prática, com foco no chamado “letramento digital ou multiletramento”; ensinar os estudantes a lidar com informações e plataformas digitais – para se tornar não só usuário, mas criador, pois este público desconhece o mundo pré-internet.

  • Dentre as propostas das escolas para utilização da tecnologia pelos alunos estão:
  • Como usar novos dispositivos para ganhos pessoais e acadêmicos;
  • Aulas básicas de linguagem de programação;
  • Como reconhecer fontes confiáveis de informação;
  • Desenvolver habilidades socioemocionais, como criatividade e criticidade;
  • Uso da tecnologia como aliada da leitura: os alunos são incentivados a ler materiais da aula em smartphones e a pesquisar temas, além de fóruns virtuais para debates dos temas das aulas.