Tendo em vista a quantidade de equipamentos instalados, potências transmitidas, sistemas de refrigeração e a operação em tempo integral, o alto consumo de energia elétrica é um dos principais custos do setor de radiodifusão no Brasil.

Profissionais da área acreditam que a conta de energia representa a maior fatia dos gastos operacionais, maior até mesmo que o custo com folha de pagamento de funcionários. Para se ter uma ideia, dados da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) mostram que o custo da energia para a indústria nacional foi de R$ 402,26/MW-h, em 2017, um valor 46% superior à média internacional.

“Mesmo com a recente adoção da tecnologia digital ISDB-T, as emissoras possuem hoje um parque de transmissores com mais de 10 anos de operação, que já está defasado e apresenta consumo excessivo de energia. Com base na nossa experiência e conversas com os nossos clientes em todo o Brasil, podemos afirmar que a energia é um dos maiores problemas em relação ao custo total da operação”, diz Rodolfo Vidal, diretor da Tecsys do Brasil.

Tecnologia inovadora para reduzir custo de energia

A boa notícia diante desse cenário é que uma nova linha de transmissores foi desenvolvida pela Tecsys no Brasil, empregando tecnologia de componentes e design direcionado à eficiência energética. Isso quer dizer que a atualização dos equipamentos instalados, ainda que parcialmente, é a principal saída para assegurar a economia de energia e, consequentemente, para manter-se competitivo no mercado.

“Em medições realizadas com apoio de nossos clientes, ficou comprovado que nossos transmissores alcançaram eficiência energética até 58% superior em relação aos transmissores tradicionais classe A/B. Por isso, acreditamos que o investimento na substituição de equipamentos antigos por modelos mais novos se paga num tempo muito curto”, garante Vidal.

transmissor modelo TS6200.jpg

Transmissor modelo TS6200, da Tecsys do Brasil

Para chegar nesse resultado e garantir excelente performance, a Tecsys emprega em seus produtos da família Broadcast a tecnologia Ultra Wide Band Doherty. “Com ela é possível entregar altíssimo nível de eficiência energética e significativa redução dos custos de energia, inclusive de ar-condicionado.”

Transmissores com flexibilidade e alta eficiência

A família de transmissores Fourth Series Medium Power Tecsys/TRedess, refrigerados a ar e até 2KW, oferece máxima flexibilidade e alta eficiência energética. Com design compacto, confiabilidade, instalação e operação inteligente, o equipamento é totalmente orientado a minimizar o espaço no rack e o custo total da operação.

Entre suas principais características destacam-se:

  • Conceito modular e configuração flexível
  • Transmissor, retransmissor, transposer e funcionalidade SFN Gap Filler no mesmo produto
  • Padrão ISDB-T (DVB-T/T2 disponível)
  • Entradas 2xASI e 2xTSoIP com comutação “seamless” (sem interrupção)
  • Entrada de RF embutida para operação de retransmissão
  • Receptor GPS/GLONASS embarcado

    receptor GPS.jpg

Com interface gráfica visual e intuitiva, a linha de transmissores da Tecsys do Brasil apresenta processamento de sinais digitais em tempo real, que permite a total configuração do sistema de transmissão, de forma local ou remota. Isso otimiza a resposta em frequência e valores de MER para garantir a melhor qualidade no sinal transmitido.

Além disso, é capaz de fazer monitoramento da operação do equipamento por meio da captura das informações do sinal e dos níveis internos do hardware, aumentando o controle e melhorando a manutenção corretiva e preventiva do dispositivo.

Para conhecer as soluções e equipamentos customizados para o segmento de transmissão digital, clique aqui e acesse a página da Tecsys do Brasil.