A área de TI hoje é a principal aposta das corporações que buscam ampliar seus diferenciais competitivos. Diante da necessidade de as empresas promoverem a transformação digital, o seu lugar agora é ao lado CEO e, em determinados segmentos, já é até cotada para assumir a cadeira da presidência.
“O CEO da transformação digital é uma pessoa que deve estar conectada com o dia a dia e conhecer a cultura da empresa pelos próprios olhos. Para liderar um processo desses, é fundamental que o CEO esteja engajado não somente com a necessidade de avanço tecnológico, mas também com a evolução dos processos e especialmente com as pessoas”, afirma o sócio-diretor da Evolutio, Rondinei Silva.
Se antes o profissional e as equipes de TI se sentavam apartados do resto da empresa, atualmente têm participação ativa na tomada de decisões. E nas maiores empresas já têm até a figura do CIO ou Chief Information Officer, responsável por promover a transformação digital da companhia, incorporando a tecnologia à proposta de valor do negócio.
Essa é uma exigência mercadológica posta às organizações que querem sobreviver no futuro. Com isso, o trabalho de TI deixou de ser o de garantir o pleno funcionando dos equipamentos e sistemas informatizados das empresas, para ter responsabilidades que extrapolam a fronteira técnica.
Chegou a hora de o gestor de TI assumir seu posto ao lado de outros profissionais C-level das empresas, para traçar novos rumos baseados em inovação e tecnologia, seja na figura do CIO ou do profissional responsável pela área e atuar em parceria com o CEO.
A importância de TI na transformação digital
A transformação digital eficaz modifica o sistema de gestão, rotina de trabalho, relacionamento com stakeholders, modelo de negócios e introduz uma cultura de aprendizado na empresa, promovendo alterações profundas na sua estrutura.
Por isso, é imprescindível que o time C-Level esteja totalmente engajado no processo para o sucesso da transformação digital.
“Os papéis das verticais de Tecnologia (CTO), Operações (COO) e especialmente RH (CHRO) são críticos para o sucesso da transformação digital. Outro desafio é manter o equilíbrio entre olhar para dentro e conduzir a transformação digital enquanto olha para fora e a executa na direção estratégica para manter-se relevante no mercado”, acrescenta Silva.
Democrática, a transformação digital é vantajosa para todo tipo de negócio, independentemente da sua área e porte, e deve ser um objetivo focal do novo CEO.
“Vejo quatro habilidades essenciais no CEO da transformação digital: habilidades de aprendizagem e adaptabilidade são fundamentais para tomada de decisão em um ambiente em transformação, assumindo que não terá todas as respostas, sendo capaz de se abrir para aprender e se adaptar ao novo farão toda diferença em sua liderança.
Por fim, as habilidades tecnológica e de fazer conexões, irão garantir a capacidade de trazer as pessoas certas para auxiliá-lo nesse trabalho. Precisa ser crítico ao analisar a tecnologia ao mesmo tempo que constrói as pontes entre as verticais estratégicas, garantindo que haja harmonia no processo”, conclui Silva.