A conectividade e os novos recursos digitais estão impactando diretamente os serviços de logística. Tais novidades estão transformando a forma como os bens são movidos e gerenciados ao longo da cadeia de suprimentos. 

O avanço tecnológico tem permitido maior eficiência, rastreabilidade e sustentabilidade, contribuindo para a criação de uma logística inteligente e verde. 

Para entender mais sobre esse universo, entrevistamos Erison Ruy Oliveira, coordenador de projetos da MTC Log, que trouxe luz sobre esse tema. Acompanhe, a seguir!

O papel da tecnologia na transformação da logística

“A tecnologia tem um papel importantíssimo na evolução/transformação logística”, diz Oliveira.

De acordo com o especialista, assim como em outros segmentos, a tecnologia traz modernidade, agilidade, confiabilidade, monitoramento em tempo real, rastreabilidade e garantia de processos sem erros.

Ele também explica que, com a integração de novas tecnologias, as operações logísticas estão se tornando mais ágeis e eficientes. 

Sistemas avançados de gestão e monitoramento permitem a visualização em tempo real de todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega final

Isso possibilita a identificação e correção imediata de quaisquer falhas ou atrasos, garantindo uma operação mais fluida e confiável.

O impacto da Internet das Coisas (IoT) na gestão logística

Oliveira comenta que “há uma interação muito grande no quesito de hardwares avançados que se comunicam com sistemas de logística”.

“Essa sinergia é algo que no passado era composto apenas de recursos de mão de obra e processos. Hoje, enxergamos que o IoT inserido na logística possibilita um mundo de oportunidades e facilidades que antes dependiam de mãos humanas, e que muitas vezes tinham um certo limite”, complementa o especialista da MTC Log.

A IoT está revolucionando a logística ao permitir a comunicação entre dispositivos e sistemas. 

Sensores instalados em veículos, armazéns e equipamentos de transporte coletam dados em tempo real, fornecendo informações precisas sobre localização, condição e desempenho. 

A otimização das cadeias de suprimentos com Big Data e Analytics

“Hoje para uma gestão logística ser eficiente é necessário todo o monitoramento da cadeia, para identificar os gargalos, pontos críticos e fragilidades”, destaca Oliveira.

O executivo também acredita que: “Com Big Data e Analytics, as informações podem ser processadas em tempo real e as tomadas de decisões e movimentos estratégicos podem ser mais bem conduzidas”.

Isso ajuda as empresas a prever demandas, otimizar estoques e melhorar o planejamento de rotas. 

As decisões baseadas em dados são mais precisas e ágeis, resultando em operações mais eficientes e econômicas.

A contribuição dos veículos autônomos para a logística verde

Os veículos autônomos representam uma inovação significativa na busca por uma logística mais sustentável.

Questionado sobre essa temática, Oliveira respondeu que: “Os carros autônomos foram projetados para reduzir acidentes, diminuir poluição sonora, engarrafamentos e altas emissões de gases”.

Segundo ele, “essas contribuições compactuam para uma logística verde, com o foco de reduzir impactos ambientais”.

O uso do blockchain para melhorar a segurança na gestão de transportes e logística

“O blockchain nos entrega uma camada de segurança, que permite uma proteção de dados sem alterações e violações”, explica Oliveira.

Ele comenta que esse mecanismo permite um rastreamento em tempo real, auxilia na redução de fraudes, furtos e roubos. Além disso, possibilita uma melhor confiabilidade nos processos logísticos em geral.

Desafios e oportunidades futuras para uma logística mais inteligente e verde

A busca por uma logística inteligente e verde envolve a superação de diversos desafios, como a implementação de novas tecnologias e a adaptação a práticas sustentáveis. 

No entanto, essas inovações também apresentam inúmeras oportunidades, como a automação de processos e o uso de inteligência artificial (IA) para otimizar operações.

Oliveira ilustrou essa situação apresentando o atual cenário da MTC Log: “Atualmente estamos buscando tecnologia com automações avançadas para otimizar nossos processos/atividades. Também estamos estudando a aplicação de IA nas operações”.

A partir da conversa que tivemos com Oliveira, ficou ainda mais claro que o futuro da logística está intrinsecamente ligado ao avanço tecnológico e à sustentabilidade.

Se você quer se aprofundar no tema, veja agora nosso material sobre conectividade e tecnologias da logística 4.0!

O Futurecom, nosso encontro no principal evento de tecnologia e telecom da América Latina acontecerá entre os dias 08 e 10 de outubro de 2024. Confira os expositores, atrações e compre o seu ingresso! Conheça também os Congressos do Futurecom, com tema “BRAND NEW WORLD ON THE EDGE – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”! Use o cupom FDIGITAL15 para garantir 15% de desconto!

BANNER-728x90-futurecom-digital.gif