Quer deixar para trás os erros com dados financeiros, acompanhamento do estoque e produtividade da equipe? Então, comece a considerar a implantação de um sistema de automação comercial. A partir de um programa de computador é feito o cruzamento dados de diversas áreas com base em regras pré-estabelecidas.

 

“Integração dá segurança às informações, agilidade nos processos e melhoria na rentabilidade do negócio”

 

A integração abrange a utilização de equipamentos como leitores, computadores e smartphones para as soluções de mobilidade, softwares para a frente do PDV e da retaguarda, além de soluções de pagamento como POS, TEF e smart card. De acordo com Welington Sousa, diretor de marketing/comercial da Daruma Tecnologia, esse ecossistema só gera benefícios na gestão do pequeno e médio varejista. “Proporciona segurança nas informações, agilidade nos processos e melhoria na rentabilidade do negócio.” Acompanhe cinco vantagens de utilizar um software de automação comercial.

1 – Acompanhamento de indicadores de desempenho

Mapear o andamento de toda a empresa torna-se um processo simplificado com a extração de dados de vendas por loja e canal (lojas físicas, e-commerce e mobile commerce), desempenho das vendas por categoria de produtos, margem das vendas, acompanhamento de vendedores e vendas por hora.

2 – Aumento da produtividade

A performance da empresa melhora, sim, pois ocorre uma queda no retrabalho e se aumenta o capital de giro com a gestão adequada do estoque. “Com uso do pagamento móvel, o tempo de atendimento diminui em torno de 70%, com reflexo na experiência de compra”, afirma André Veiga, diretor do segmento de varejo da TOTVS.

3 – Integração entre departamentos

A “conversa” entre os dados de diferentes áreas acontece, de modo geral, entre o operacional e o administrativo (financeiro, fiscal, estoque e compras). Pensando em uma solução mais avançada, a equipe de marketing também pode ser envolvida.

4 – Soluções para avaliação comportamental

Entre as mais recentes novidades em automação comercial estão a gestão dos consumidores utilizando-se aplicativos e equipamentos como câmeras e beacons instalados nos estabelecimentos. “Isso possibilita aos gestores conhecer melhor os seus clientes e, assim, estabelecer estratégias de marketing e comunicação para melhorar atendimento, reter e ampliar a clientela”, analisa Sousa.

5 – Implantação rápida

Microempresas com sistemas simplificados conseguem ter a automação comercial implantada em apenas uma semana, enquanto as pequenas precisam aguardar de um a três meses, em média. Claro que o prazo de implantação varia conforme o escopo do projeto, o que inclui analisar a quantidade de lojas e também a disponibilidade do empresário de dedicar sua equipe para a utilização do novo sistema.