O mercado de seguros está se beneficiando da inteligência artificial, melhorando a classificação de risco e reduzindo os custos operacionais, ao mesmo tempo que oferece uma melhor experiência ao usuário.
“Áreas como subscrição e riscos terão evoluções significativas nos próximos anos com o uso da inteligência artificial, e outras áreas como vendas já experimentam pilotos, como os assistentes de aconselhamento de seguros virtual, que utilizam inteligência artificial para que o consumidor obtenha um seguro mais adequado ao seu perfil”, explica líder de Seguros na Accenture para Brasil e América Latina, Hugo Assis.
O resultado? Customização em alta e maior assertividade na apólice, com impactos positivos no resultado financeiro-operacional. “Ferramentas com inteligência artificial podem atender clientes de maneira única e personalizada e, além disso, em um mundo onde o tempo é escasso, estar disponível 24 horas, sete vezes por semana é um diferencial na indústria de serviços”, continua Assis.
Conheça os principais impactos do uso de inteligência artificial na cadeia de seguros.
- Atendimento
O emprego de robôs para atender futuros clientes e segurados já é uma realidade. O uso de chatbots é quase universalizado entre as seguradoras, que usam a inteligência artificial para realizar o primeiro atendimento.
“Os chatbots começam a inundar o atendimento a clientes, seja na venda ou no pós-venda. Ao executar tarefas de maior complexidade, a solução libera tempo dos funcionários para resolverem temas consultivos e de opinião, aumentando a satisfação dos clientes”, exemplifica o líder.
E continua, “caso o usuário tenha dúvidas sobre os resultados, ele pode entrar em contato por voz ou texto com o sistema de atendimento ao cliente, que também utiliza a tecnologia de inteligência artificial e responde com base em um banco de dados previamente desenvolvido, e que evolui continuamente”.
- Análise
Os agentes de seguros e os avaliadores de sinistros estão experimentando uma nova forma de trabalhar. Em breve, o uso de inteligência artificial irá eliminar o trabalho repetitivo, burocrático e comoditizado, acelerando tanto a contratação de seguros como o processamento de sinistros.
- Seguro Automotivo
Atualmente, é natural o motorista entrar no carro e digitar o destino no navegador do automóvel, para escolher a melhor rota nas cidades. Entre as opções possíveis, a mais rápida, a mais segura e a de menor consumo de combustível.
O que muita gente não sabe é que a partir do histórico dos percursos do motorista, o preço do seguro pode variar. É dada como certa que a apólice do motorista cauteloso será mais barata.
“Basicamente, será possível contratar um seguro de veículo a partir de uma foto da carteira de motorista e algumas perguntas, e o motor de inteligência artificial indicará a melhor opção de produto, com uma assertividade seguramente melhor que a humana”, defende Assis.
- Seguro Saúde
Acesso imediato e análise inteligente de registros médicos deixarão o Seguro Saúde mais eficiente, e, ao reduzir a burocracia de um segmento delicado, que lida diretamente com a vida humana, irá beneficiar os segurados ao aprovar as solicitações com maior rapidez e menor necessidade de intervenção do solicitante.
- Sinistros e prevenção de fraudes
A inteligência artificial está melhorando a análise de sinistros. Muitas seguradoras já aceitam receber as notificações de sinistros via celular, com maior velocidade e precisão de avaliação.
A seguradora recebe um aviso de sinistro e localização, e pode enviar um drone ao local para verificar a situação. Daí, disparar o pedido de guincho ou outros serviços, considerando a oficina mais próxima.
Além disso, sistemas inteligentes, com profunda capacidade de aprendizagem e análises em tempo real, permitem identificar padrões de comportamento fraudulento, avisando sobre a necessidade de a seguradora ser mais rigorosa no seu exame.