Os serviços habilitados para localização, provavelmente, se beneficiarão do compartilhamento de dados com mapeamento, navegação, viagens, transportes públicos e táxis, tendo a maior aceitação desde 2018.

É o que aponta uma pesquisa apresentada, em 2019, pela HERE Technologies, líder global em serviços de mapeamento e plataforma de localização. O estudo demonstra as atitudes em evolução do público em relação à privacidade e compartilhamento de dados. Isso é mais notável com empresas de mapeamento e aplicativos de transporte e mobilidade, refletindo as mudanças gerais no comportamento do consumidor quando se trata de MaaS (Mobility as a Service).

Foram entrevistados 10.000 consumidores em 10 mercados, incluindo EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Brasil e Japão. O estudo compara as opiniões de hoje com as de 2018, revelando:

  • crescente conscientização por parte do consumidor;
  • entendimento de como as informações pessoais informam soluções de negócios,
  • como o compartilhamento de dados pode melhorar suas próprias experiências.

O que motiva o compartilhamento de dados de localização

De acordo com o estudo, 70% dos consumidores compartilham seus dados de localização algumas vezes. As pessoas estão mais dispostas a compartilhar seus dados se isso lhes for benéfico, como para aumentar a segurança, possibilitar um serviço ou economizar dinheiro.

A disposição geral de compartilhar dados de localização aumentou 2% no ano passado. A pesquisa também indica que é mais provável que as pessoas compartilhem seus dados se souberem para que estão sendo usados.

Essa maior disposição para compartilhar dados de localização é vista com mais clareza no setor de mobilidade. Estima-se que 76% do público provavelmente compartilha seus dados de localização com serviços de navegação e mapeamento, transporte público, táxis e serviços de carona.

Embora os consumidores vejam os benefícios de compartilhar seus dados, a maioria (75%) ainda está preocupada em compartilhar informações pessoais digitalmente. Os resultados mostram que agir como um coletor de dados confiável e respeitável é essencial para criar vontade de compartilhar dados pessoais e de localização, especialmente para consumidores com experiência em tecnologia.

A HERE Technologies avalia que mais consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados de localização com uma variedade de serviços digitais – mapeamento, navegação e mobilidade em particular – se as empresas e os provedores de serviços forem transparentes sobre sua abordagem ao uso de dados do consumidor.