Vivemos em um mundo cada vez mais alimentado por dados e tecnologia de localização, permitindo que pessoas e objetos vivam, se movam e interajam mais rapidamente, com mais segurança e de maneira mais eficiente do que nunca. Isso faz extrapolar a ideia de mapa, nos levando a um novo entendimento sobre o conceito de localização, cada vez mais carregado de informações e insights, o que melhora radicalmente a maneira como fazemos negócios.

Até pouco tempo atrás, a questão da mobilidade e localização era praticamente restrita a indústrias específicas como automotiva e de transporte & logística, além de entidades governamentais preocupadas com o planejamento urbano de suas cidades. Porém, hoje em dia, essa questão é de tamanha relevância que deixou de ser uma preocupação específica de um nicho de mercado ou de governo para se tornar uma questão-chave que permeia a todas as indústrias.

Localização alavanca a autonomia no futuro

A mobilidade do futuro é a de um mundo totalmente autônomo e multimodal, onde cada indivíduo, empresa ou governo terá à sua disposição e de forma totalmente aberta as melhores tecnologias de big data, inteligência artificial e realidade aumentada.

“Dessa maneira, não só a experiência individual de mobilidade e localização  será a mais automatizada e eficiente possível, mas também  a própria sociedade poderá  se beneficiar dessas tecnologias em termos de eficiência de recursos, tempo, energia e custos”, defende Jean Silva, Head of Sales Latin America na HERE Technologies.

Jean Silva exemplifica esse posicionamento com as entregas de encomendas por drones e pequenos veículos elétricos autônomos. “Eles propiciarão não só entregas mais rápidas, mais baratas e com melhor atendimento aos consumidores, mas retirarão de circulação milhares de caminhões e veículos altamente poluentes, melhorando o trânsito das grandes cidades e contribuindo para a diminuição da emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa.”

A multimodalidade – incluindo carros, motos e scooters parcial ou totalmente autônomos – aliada aos modais de transporte massivo das cidades trarão benefícios até então inimagináveis às grandes metrópoles, não somente no que tange a mobilidade em si, mas também a qualidade de vida de cada cidadão.

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Como chegar nesse futuro?

“A HERE Technologies acredita que para alcançar um mundo totalmente autônomo as tecnologias de mobilidade e localização que tornam esse conceito realidade devem estar disponíveis a todos de forma aberta, por meio de uma plataforma em nuvem plenamente confiável e acessível”, afirma o Head of Sales. “Nesse sentido, a HERE lançou  no final de 2017 o Open Location Platform (OLP), uma plataforma em nuvem na qual qualquer empresa ou indivíduo pode criar e licenciar produtos e serviços centrados em localização.”

Para empresas já estabelecidas no mercado, o OLP pode ajudar a aumentar a receita, acelerar o time-to-market e reduzir as despesas operacionais e de capital. Já para startups, é a possibilidade de colocar suas ideias em prática e testá-las mitigando os riscos inerentes a monetização inicial dos dados e soluções criadas. “O mais interessante no OLP é justamente a possibilidade de poder juntar estes dois mundos dentro de uma mesma plataforma de tecnologia de localização.”

Acompanhe o exemplo do funcionamento da plataforma, em que há um círculo virtuoso onde cada empresa detém sua própria política de licenciamento, comercialização e disponibilização de dados.

  • Uma startup na Coreia do Sul pode desenvolver APIs ou um conjunto de dados globais que sejam interessantes para que uma transportadora localizada na Colômbia melhore sua eficiência operacional por meio da automatização de suas entregas.
  • Esta empresa colombiana, por sua vez, pode disponibilizar os dados dos sensores e de telemetria dos seus caminhões para que a HERE Technologies melhore ainda mais os mapas e os serviços de trânsito naquele país, que finalmente retroalimenta a API desenvolvida pela empresa sul-coreana.

Com seu forte posicionamento e com o Open Location Platform, a HERE Technologies quer ser o “Uber” das tecnologias de localização e mobilidade.