Maioria das empresas digitalmente bem-sucedidas nos últimos anos; como Airbnb, Uber e Facebook alcançaram a preferência dos usuários pois estruturaram seus modelos de negócios para desenvolver soluções. O crescimento dessas companhias é exemplo de como a tecnologia pode auxiliar na criação de empregos e no desenvolvimento da economia, mesmo em um cenário de negócios desafiador.
Segundo o CCO da Software AG, Eric Duffaut, organizações que não se transformarem rápido irão morrer devagar, o que ele denomina “darwinismo digital”; afinal a transformação digital é uma revolução: Digitalizar os processos de ontem é necessário, mas não é uma estratégia de diferenciação. Duffaut lista 5 pilares para realizar a digitalização com sucesso. Confira:
- Crie valor por meio de dados em tempo real: decisões devem ser tomadas sempre baseadas em dados; Big Data em tempo real possibilita realizar análises que são peças fundamentais para segmentar os clientes e alinhar ações das empresas para agregar valor de forma personalizada, em função do que cada cliente representa para a companhia;
- Fundir o mundo físico com o digital: estima-se que vão existir mais de 50 bilhões de dispositivos conectados até 2020. A IoT (Internet das Coisas) permitirá a aparição de novos serviços e funcionalidades ligados a produtos já existentes, e incorporar essa tecnologia possibilitará o ganho de produtividade, competitividade e lucratividade. Não há limites para o potencial do IoT;
- Desenvolver uma experiência para o cliente acima das expectativas deve ser o objetivo das organizações; é preciso ter em mente a necessidade de colocar o consumidor em primeiro lugar, como o centro de todos os processos das companhias. Com a tecnologia tudo se torna mais simples – é possível responder e atender ao cliente em tempo real com informações exatas sobre suas necessidades e sua jornada de usuário, e com resultados precisos sobre todas as ações realizadas;
- Transformar processos e construir uma arquitetura empresarial do Século XXI: a transformação da arquitetura tecnológica e de todos os processos da companhia é a base para suportar sua estratégia digital. As empresas precisam de capacidades modernas e robustas de integração de sistemas de TI existentes, on premise e/ou na nuvem, além de gestão de APIs para atender às demandas internas e de seu “ecossistema” digital. Adicione a isso a força das análises em tempo real, tomada de decisões preditiva e Inteligência Artificial, e sua organização terá uma plataforma digital baseada em uma arquitetura do Século XXI para ganhar velocidade, inteligência e transformar dados em valor;
- Reformular o papel do CIO para CDO: de chefe de sistemas a responsável pela digitalização, ou simplesmente Chief Digital Officer (CDO). Não há mais espaço para a simples administração de TI. Já existem cerca de 20.000 CDOs no LinkedIn e a relevância desta mudança não está no nome do cargo, mas sim no papel de liderança de negócios, com reporte direto ao CEO e participação no comitê de gestão das empresas, o que reforça a natureza crítica da transformação digital.