A união entre Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0 e sistemas cyber-físicos está gerando uma grande expectativa em todo o mundo: até 2020, teremos 50 bilhões de máquinas, sistemas e pessoas conectadas no planeta por meio da internet. Essa é a estimativa divulgada pela Cisco, multinacional líder em TI.

Aliás, se essa perspectiva for confirmada, os lucros gerados pelo setor privado podem aumentar em 21%, injetando US$ 19 trilhões na economia mundial em poucos anos.

Isso nos leva a concluir que as empresas precisam se preparar desde agora – e a capacitação do mercado de meios de pagamento é algo fundamental para esse avanço ser feito com segurança.

Mas por onde começar?

Os impactos dessa transformação digital nos meios de pagamento

Para Ana Paula Botoleto Richter, gerente de desenvolvimento de negócios para Serviços Financeiros da Cisco, a Internet das Coisas representa um novo mercado que leva em conta oportunidades de alto crescimento e negócios sustentáveis.

“O novo modelo tem a experiência do cliente como principal foco, e a mudança do comportamento deste cliente é um dos principais fatores que está transformando o mercado de meios de pagamentos”, afirma.

Nesse caso, a gerente acredita que os clientes estão migrando das tradicionais formas de pagamento (boleto, cheque, dinheiro e cartão) para pagamentos simplificados e que permitem uma experiência de compras sem atrito – até mesmo porque com o IoT, o lojista pode conhecer melhor o comportamento do seu cliente e personalizar as ofertas.

Desse modo, a capacitação do mercado de meios de pagamento deve ser feita tanto pelos lojistas quanto pelas próprias empresas do ramo.

“As empresas de meios de pagamentos devem repensar seus modelos, investir em infraestrutura robusta e inteligente que permita um alto volume de dispositivos conectados e garanta a segurança dos mesmos, que é a grande preocupação do uso de IoT”, analisa Ana Paula, que listou as principais tendências de IoT para meios de pagamento:

“Para o futuro, podemos falar na evolução dos exemplos acima potencializados pela Inteligência Artificial, uso de voz e geolocalização. Teremos mais apps com geolocalização, diversidade de pagamentos por redes sociais, carteiras móveis, o blockchain que promete transformar o mercado de meios de pagamento, maior utilização de comandos por voz e o grande crescimento de ‘coisas’ realizando pagamentos”, afirma Ana Paula.

Como deve ocorrer a capacitação do mercado de meios de pagamento

Se o consumidor da atualidade prioriza praticidade, conveniência, segurança e melhor experiência, esse deve ser o foco da capacitação do mercado de meios de pagamento.

Nesse caso, os empresários devem oferecer uma experiência de pagamento natural, de forma que o cliente não perceba. Para a gerente de desenvolvimento de negócios para Serviços Financeiros da Cisco, eis as preocupações que devem ser foco dessa capacitação:

  • Diversificar as formas de pagamento ao cliente;
  • Criar uma infraestrutura de conectividade que garanta essa experiência e diminua custos (uma máquina de cartão que falha com frequência, por exemplo, pode gerar uma má experiência de pagamento);
  • Saber utilizar de maneira eficiente e segura as informações que os dispositivos IoT disponibilizam sobre os consumidores.

“Com a oferta do Wi-Fi nas lojas de varejo, existe uma grande oportunidade de captura de informações sobre o comportamento dos clientes e sobre as preferências individuais de cada um. Estas informações são preciosas, pois permitem que o empresário aprimore o seu negócio para atender melhor e realizar ações de abordagens específicas e personalizadas para cada um, incrementando suas vendas”, explica Ana Paula, que afirma que esse entendimento e capacitação também vale para os e-commerces.

E você? Já está se preparando para viver em um mundo extremamente conectado? Em sua opinião, como deve ser a capacitação do mercado de meios de pagamento aqui no Brasil? 

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