Cada vez mais empresas estão adotando a nuvem para armazenar suas informações. Com isso cresce também o número de provedores de cloud – logo, a concorrência é cada vez maior –  e ganha quem atende bem e oferece o melhor serviço. Os clientes estão cada vez mais informados e querem saber desde a arquitetura da nuvem e o tipo de serviço que atende suas demandas. Por isso, eles estão questionando cada vez mais. Responder objetivamente às perguntas é um diferencial que conta pontos. Veja como não errar.

​1. ​Onde os dados ficarão localizados?

Clientes querem saber se as informações estarão seguras, armazenadas localmente, permanecendo onde foram criadas ou na nuvem.

​2. ​Quanto custa para colocar e remover dados da cloud?

Valores são sempre temas delicados, diz Bill Young, diretor da Equinix. “Exponha a complexidade do assunto devido às políticas de preços continuamente crescentes. Fale também dos custos menos óbvios e da variação dos preços: em alguns casos, mover dados para a cloud é algo extremamente econômico, mas tentar removê-los de lá – para devolvê-los às suas instalações ou movê-los para outra nuvem – pode ter alto custo”, sugere.

​3. ​O provedor é um revendedor ou tem equipamento próprio?

Pode ser que o cliente esteja perguntando “quem terá acesso aos meus dados?”. Deixe claro que alguns provedores de cloud contam com outros fornecedores para prestar seus serviços e que se esse for seu caso, explique quem é o principal responsável pelo tempo de inatividade, pelo atendimento e pelos acordos de nível de serviço (SLAs) de suporte.

​4. ​Quais são as especificações do data center?

Detalhes sobre redundâncias e medidas de segurança física e eletrônica, além de um possível seguro em caso de interrupção ou perda de dados, são algumas das informações que seus clientes podem pedir.

​5. ​Quanto de largura de banda da rede é necessário para que a solução tenha um bom desempenho?

Como a baixa largura de banda e a alta latência podem interromper o desempenho da cloud, avise sobre a largura adequada e assegure que pode oferece-la de modo consistente e em todas as regiões geográficas que seu negócio exige. Essa é a resposta recomendada por Young.

​6. ​Sua empresa é representativa no setor?

A nuvem não tem a ver apenas com tecnologia, mas também está relacionada ao crescimento e enriquecimento dos negócios, além de ajudar a empresa a atingir suas metas de negócios.

​7. ​Qual é a melhor forma de me preparar para integrar os serviços de cloud à infraestrutura de TI?

Essa pergunta é fundamental. “Descreva todas as modificações necessárias em aplicações, rede, armazenamento de dados ou qualquer outro aspecto da infraestrutura de TI antes de começar o serviço.”

​​​8. ​O que pode dar errado durante a instalação ou a migração?

Seja objetivo. Isso vai determinar o grau de confiança que seu cliente terá em você.