Os desafios para construir um sistema logístico eficiente são muitos. Essa organização começa a ser definida a partir da definição da missão da empresa: tipos e especificidades dos serviços que serão oferecidos e para quais clientes.
A partir daí, transporte, armazenagem, estoque, processamento (pedidos e informações) e produção/ou compra aparecem como itens indispensáveis à construção de um sistema logístico coordenado e integrado, com o fluxo de informações determinando o fluxo de materiais. O diretor de Growth da VTEX SMB e fundador da Xtech Commerce, Jordão Bevilaqua, recomenda seis passos para um sistema logístico eficaz:
1-Faça o fluxo de informações
Para construir o sistema logístico da sua empresa, crie à parte o fluxo de informações. Procure listar as formas como os clientes terão contato com o seu produto, que podem ser: visitas físicas ou virtuais aos seus canais e PDV, anúncios, mensagem direta, telefonema etc.
2-Construa o fluxo de materiais
Conecte todas essas possibilidades de conversa com a marca com as informações do estoque. Ao cruzar esses dados com as especificidades de cada fornecedor e de transporte, como prazos, sua empresa tem uma organização eficiente para a gestão dos pedidos e do estoque.
Com a automatização permita por TI, o trabalho da equipe é facilitado, a capacidade e a velocidade de resposta aumentam e os custos de operação e a possibilidade de erro são reduzidas, por diminuir a necessidade da intervenção humana nos processos.
3-Os desafios da organização da gestão da entrega
Confira alguns riscos que todo empresário precisa mitigar ao apostar na construção de um sistema integrado de armazenagem, processamento e delivery:
- Percepção conflitante de valor entre clientes e fornecedores
- Variação nos tempos dos ciclos estabelecidos
- Flutuações significadas da demanda ao longo do tempo
4-Percepção conflitante
O principal problema desse item é o tempo de resposta entre o pedido e o seu processamento. Fornecedores não parceiros do seu negócio podem atrapalhar o fluxo da empresa ao não determinarem a resposta sob demanda: chegou – processou.
Se existe uma demora nesse processo, o seu fluxo ótimo será quebrado. Alinhe suas expectativas com a cadeia de fornecedores e como todos devem tratar as informações.
5-Variação de tempo dos ciclos
Apesar de automatizado, o fluxo não é infalível. A variabilidade dos processos gera variabilidade de tempo dos ciclos. Para minimizar os seus efeitos, quanto mais padronizado e controlado for o fluxo, melhor.
Os problemas mais frequentes nesta etapa são: atraso na transmissão do pedido, demora na aprovação do crédito, demora na negociação de descontos, prioridade, espera para consolidação da carga a ser transportada, atrasos de transporte e dificuldades de entrega/localização do cliente.
Se o sucesso do fluxo não está todo em suas mãos, considere flexibilizar/aumentar os prazos para que os riscos listados acima não sejam capazes de impactar o seu negócio.
6-Demanda flutuante
É difícil organizar um fluxo de sucesso caso a variação da demanda seja muito forte. A falta de previsibilidade do negócio pode, por fim, jogar por água abaixo a sua organização do fluxo.