Tomadas rápidas
- O ChatGPT é uma ferramenta baseada em IA que gera respostas detalhadas e conversacionais baseadas em texto a partir de prompts do usuário e pode levar a maior produtividade e economia na área da saúde
- Os usos potenciais do ChatGPT incluem melhorias na telemedicina, gerenciamento de ensaios clínicos e triagem de pacientes
- Antes que o ChatGPT seja implementado no sistema de saúde, várias questões precisam ser abordadas, como segurança do paciente, segurança de dados e responsabilidade
Os benefícios e limitações da ferramenta de IA na área da saúde
A inteligência artificial continua transformando a saúde, oferecendo ao setor uma tecnologia que permite maior produtividade e melhor custo-benefício. O envolvimento do paciente, aplicações administrativas, tomada de decisões de tratamento e pesquisa médica usam IA de várias formas. A tecnologia tem um tremendo potencial, especialmente em processos manuais complexos que os humanos não podem concluir com eficiência, como simplificar a pesquisa de novos medicamentos ou identificar novas descobertas em conjuntos de dados massivo (análise de big data)
Mas tem uma nova ferramenta de IA já está ganhando atenção por seu potencial de influenciar significativamente a comunidade de saúde. Gerando texto semelhante à linguagem humana, o ChatGPT conquistou o mundo, criando expectativas sobre como ele poderia mudar a maneira como criamos conteúdo, escrevemos código de programação e fornecemos assistência ao cliente.
ChatGPT é uma nova plataforma de conversação baseada em IA. É semelhante a um chatbot sofisticado, como bancos e lojas de departamento, já usam…só que com uma imensa diferença: o conhecimento do mundo. Ele é treinado para seguir um prompt de instrução do usuário e fornecer uma resposta rápida e detalhada. Ele gera uma resposta de conversação baseada em texto usando IA e redes neurais. O modelo de linguagem foi lançado em novembro de 2022 e conquistou mais de 100 milhões de usuários únicos em apenas dois meses!
A utilidade do ChatGPT já foi demonstrada para escrever código ou encontrar erros, escrever ensaios e poemas ou fazer recomendações simples. Com seus recursos impressionantes, a capacidade do ChatGPT de transformar o setor de saúde é imensa e com benefícios potenciais. Entretanto ele não é a bala de prata da saúde, pois ainda existem incertezas da ferramenta em torno de seu uso.
ChatGPT no espaço da saúde
A IA e o aprendizado de máquina podem oferecer vários benefícios no setor de saúde, incluindo melhorar o fluxo de trabalho do pessoal, superar a crise de escassez de pessoal, conceder conhecimento a centros de saúde menos experientes e fornecer aos pacientes acesso aprimorado a informações médicas e serviços de saúde. O ChatGPT poderia aproveitar esse progresso em várias áreas dos sistemas de saúde.
1. Assistentes de telemedicina
A telemedicina está se tornando uma ferramenta amplamente difundida que revolucionou a forma como entregamos saúde. Além da consulta temos também serviços agregados como análise de exames, gerenciamento de prescrições e monitoramento remoto de condições crônicas como hipertensão e diabetes. Mesmo com a otimização da consulta, a comunicação fora da consulta ainda pode ser um tanto quanto lenta.
Para impulsionar esses serviços da telessaúde, podemos empregar o ChatGPT para ajudar a agendar consultas e fornecer respostas automatizadas para perguntas frequentes. Nesse caso, ele pode ajudar a reduzir a carga de trabalho dos profissionais de saúde, de modo que eles não precisem responder perguntas diretamente, mas os pacientes ainda recebam as informações de que precisam de forma rápida.
2. Gestão de ensaios clínicos e recrutamento
Os ensaios clínicos são cruciais no processo de desenvolvimento de medicamentos. Por meio desses estudos, a comunidade de saúde obtém uma melhor indicação da segurança, tolerabilidade e eficácia de uma nova terapêutica. No entanto, recrutar pacientes para ensaios clínicos pode ser um desafio significativo. Aproximadamente 55% dos ensaios foram encerrados devido a uma baixa taxa de admissão de pacientes. Para ensaios de Fase III e IV, a eficácia média de inscrição é inferior a 40%; em todo o mundo, mais de 80% dos ensaios falham em se inscrever a tempo.
Embora existam várias razões para falhas no recrutamento de estudos, algumas incluem carga administrativa, falta de pacientes elegíveis, carga de pacientes e suporte logístico. Muito disso decorre da necessidade de os organizadores de ensaios clínicos fazerem a triagem dos pacientes pessoalmente – uma causa de aumentos significativos no tempo e financiamento do pessoal.
O ChatGPT poderia resolver esses problemas simplificando o processo de recrutamento. Mais especificamente, os pacientes podem interagir com o ChatGPT, que pode rastrear um paciente para elegibilidade. A ferramenta também pode fornecer aos pacientes respostas para perguntas frequentes, garantindo que cada paciente entenda o que esperar durante o período de teste, como regime de tratamento, testes e visitas clínicas. Essa abordagem reduziria os custos e o tempo associados à triagem pessoal, além de otimizar muito.
3. educação em saúde mental
Somente nos EUA, um em cada cinco adultos sofre de doença mental a cada ano, e 75% dos indivíduos terão doença mental aos 24 anos! Globalmente, a depressão é uma das principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Embora o ChatGPT não substitua um profissional médico ou um terapeuta com formação clínica, pode ser um recurso para a educação em saúde mental. O ChatGPT pode fornecer estratégias de enfrentamento, oferecer caminhos para acolher os pacientes e oferecer informações sobre condições que aflige a cada um, direcionando para o médico mais próximo. Tudo isso pode ser feito com um certo grau de empatia digital e acolhimento – algo que não conseguimos abraçar hoje em dia devido a estrita dependência de ação exclusivamente humana.
Eu acredito fortemente que a tecnologia pode ser usada para condições de saúde mental mais brandas e comuns, como a ansiedade, especialmente quando há escassez de profissionais de saúde mental, o que ficou particularmente evidente durante a pandemia de COVID-19. Durante esse período, muitos pacientes sofreram de problemas de saúde mental. O ChatGPT pode ajudar a preencher as lacunas, quando apropriado, toda vez que os indivíduos precisam de respostas rápidas para suas perguntas. Mesmo que a efetividade em atender os pacientes seja pequena, ainda assim terem um resultado que impacta na vida das pessoas.
4. Redação e tradução médica
Os profissionais de saúde têm a tarefa de registrar visitas de pacientes, documentar sintomas, estratégias de tratamento e diagnósticos. Em alguns casos, os provedores usam termos médicos nas evoluções. O ChatGPT pode ajudar a traduzir essas informações por meio de uma linguagem simples e coloquial para que pacientes e cuidadores possam entendê-las facilmente.
De uma perspectiva global, o ChatGPT pode ajudar a traduzir dados médicos de diferentes idiomas, expandindo consideravelmente a interpretação mundial do conhecimento clínico. Pense no seu prontuário te acompanhando em suas viagens
Um estudo recente avaliou a capacidade do ChatGPT de traduzir relatórios de radiologia em linguagem simples para pacientes e profissionais de saúde. Pensem comigo: e se toda evolução médica, laudos de exames (sejam laboratoriais ou de imagem), fossem “traduzidos” pelo algoritmo para uma linguagem mais fácil e integrados em uma plataforma unificada, horizontal e criptografada? Seria a criação da identidade em saúde de cada paciente, com seu histórico médico na mão de cada um.
5. Triagem de pacientes
A triagem de pacientes foi utilizada durante a pandemia de COVID-19 para garantir que os pacientes recebessem o atendimento correto sem sobrecarregar clínicas e hospitais. A equipe de saúde dizia aos pacientes que apresentavam sintomas leves que ficassem em quarentena em casa, enquanto outros pacientes com problemas respiratórios graves foram orientados a ir ao pronto-socorro.
Ao reduzir o tempo de espera, o ChatGPT poderia ser usado para avaliar os pacientes rapidamente, o que normalmente seria feito pela equipe médica, reduzindo assim os erros humanos e, ao mesmo tempo, permitindo que os profissionais da saúde se dedicassem aos que precisavam de atenção emergencial.
Limitações e preocupações sobre o uso do ChatGPT na área da saúde
Apesar dessa revolução que a A.I. está trazendo, o ChatGPT ainda tem algumas limitações. Obviamente não podemos esperar uma solução perfeita e blindada a erro e falhas. E como estamos falando de saúde, surgem várias questões éticas que precisam ser abordadas antes que a ferramenta de conversação de IA se torne amplamente utilizada nesse setor.
Um grande problema será o mesmo que acontece com a geração “Dr. Google”, no qual os pacientes vão ao ChatGPT para diagnosticar suas doenças e pedir recomendações de tratamento. Os pacientes querem respostas rápidas e acessíveis. O problema é que os sintomas do paciente são intrinsecamente complexos e colocar essas informações no ChatGPT pode levar a problemas de segurança do paciente, além de falhas graves. Orientar como conduzir uma gripe é uma situação fácil, mas e se for algo mais grave que somente o olhar clínico de um médico seria capaz de captar?
Por essa e outras questões que não devemos persistir na briga de que a I.A. irá nos substituir ou acabar com os empregos. Ela irá reformular os processos de trabalho, uma vez que o ChatGPT não substituirá completamente a experiência dos profissionais da saúde, mas atuarão como auxiliares extremamente importantes.
Outra questão adicional é que, até o momento, o ChatGPT tem conhecimento limitado após o ano de 2021. Isso faz parte da evolução do algoritmo. Como a saúde está em constante evolução com novos resultados científicos e estudos clínicos sendo lançados todos os dias, essa limitação impediria que os pacientes recebessem as informações mais atualizadas Informação. Óbvio que isso está em processo de melhoria, porém ainda não pode ser uma fonte 100% confiável.
Por fim, um problema abrangente com o ChatGPT é a responsabilidade e as implicações legais em termos de quais partes seriam responsáveis por resolver problemas relacionados à segurança dos dados: os criadores ou os usuários? Já existe um movimento questionando a responsabilidade e como mitigar os riscos da plataforma.
No futuro, pode ser necessário que a OpenAI trabalhe em estreita colaboração com o setor de saúde para garantir que os dados sejam examinados por especialistas de saúde para garantir que as informações corretas sejam compartilhadas com os usuários. Seria um ChatGPT auditor?
O futuro do ChatGPT na área da saúde
Desde o fornecimento de recursos de saúde mental até a triagem de pacientes em instalações de atendimento adequadas, o ChatGPT tem o potencial de transformar drasticamente o sistema de saúde. Embora os criadores do ChatGPT atualizem a ferramenta periodicamente, ela ainda está na sua infância e sujeito a tombos e acidentes. Há várias limitações e desafios.
À medida que a IA se torna mais integrada aos cuidados de saúde e a utilidade de grandes modelos de linguagem é validada, os gestores de saúde precisam se tornar mais conscientes de como essas tecnologias avançadas podem apoiar suas organizações e seu potencial para melhorar os resultados dos pacientes.