Transformação Digital

Primeiros passos dos testes do 5G no Brasil e no mundo

A cidade de São Paulo (SP) está recebendo os primeiros testes. O prazo para as avaliações está estipulado para durar uma semana e acontece em um bairro de alta densidade populacional (que não teve seu nome divulgado). Inicialmente, o sinal é apontado para um prédio comercial a fim de avaliar o desempenho da cobertura vertical em um ambiente interno. Em seguida, será testada a cobertura horizontal.

Essa nova geração da telefonia vai operar em frequências que permitem conexões mais potentes, o que multiplica a quantidade de informações que cada ponto envia e recebe em cada segundo.

Carros autônomos

Utilização de veículos autônomos tem sido apontada como uma das principais vantagens do 5G ao grande público. Empresas como Ford, Qualcomm e Panasonic têm apresentado bons resultados em seus testes de comunicação entre semáforos, carros e outros elementos do trânsito.

A tecnologia chamada C-V2X (sigla em inglês para Celular-veículo-e todo o resto) que conecta chips implantados em semáforos, carros, motos e smartphones, por meio da rede de celular foi testada na Alemanha.Com a ferramenta, motoristas são avisados de freadas, sinais vermelhos e eventual presença de pessoas na pista, o que permite estarem mais preparados para imprevistos.

Durante os testes, os chips se comunicam a uma taxa de dez vezes por segundo, o que garante notificação praticamente instantânea. A expectativa é que as conexões possam ser estendidas a pontes, obras na pista e outros elementos, englobando toda a experiência de trânsito. Especialistas na tecnologia comentam que será possível saber quando motoristas irão trocar de faixa ou frear, ainda que não estejam no campo de visão.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.