Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Redes autônomas inteligentes: futuro das telecomunicações

Article-Redes autônomas inteligentes: futuro das telecomunicações

Redes autônomas inteligentes.jpg
Representantes da Algar Telecom, do TM Forum e da NEC falaram sobre a evolução das redes no Futurecom 2023. Veja mais do que eles comentaram sobre o assunto!

O Futurecom 2023 foi palco de uma discussão envolvente e reveladora sobre o futuro das telecomunicações: as redes autônomas inteligentes. 

Especialistas de renome se reuniram em uma plenária para explorar os principais avanços e tendências nesse campo em rápida evolução. São eles:

  • Flavio Moretti Morais: diretor de engenharia da Algar Telecom;
  • George Glass: CTO do TM Forum; e
  • Roberto Murakami: CTO da NEC Latin America;

O cerne da conversa orbitou em torno do papel fundamental da inteligência artificial e outras tecnologias recentes na transformação das redes de telecomunicações

Veja, a seguir, o que eles falaram sobre este tema de grande relevância!

O futuro das redes autônomas: visão de George Glass, CTO do TM Forum

George Glass, CTO do TM Forum, compartilhou uma visão inovadora sobre redes inteligentes autônomas durante o Futurecom 2023. Ele enfatizou a evolução do setor ao longo de seus quatro anos de imersão no conceito. 

"Estamos testemunhando a transformação para um ambiente majoritariamente baseado em software”, iniciou.

Ele complementou apontando que “a virtualização da infraestrutura, o surgimento da computação em nuvem confiável e a transição das redes para o domínio do software são apenas algumas das mudanças fundamentais que estamos presenciando.”

“Com funções de TI e rede programáveis, inteligência artificial e APIs abertas padronizadas globalmente, as redes inteligentes autônomas estão se tornando uma realidade palpável”, complementou Glass.

Cases de sucesso: Flavio Moretti Morais fala sobre a atuação da Algar Telecom

Flavio Moretti Morais, diretor de engenharia da Algar Telecom, destacou os avanços e os desafios enfrentados pela empresa no caminho rumo à automação e melhoria contínua dos serviços oferecidos. 

"Ao longo dos anos, a Algar Telecom acumulou casos de sucesso notáveis, principalmente em termos de automação para agilizar a ativação dos serviços para os clientes”, analisou o palestrante.

Morais também relatou que que, atualmente, a empresa onde atua concentra esforços em aprimorar a experiência do cliente e acelerar as entregas, buscando a disponibilidade como um diferencial significativo no mercado. 

“Nossas plataformas de automação, especialmente em ativações, são desenvolvidas visando a resposta rápida aos clientes. Temos casos em que, poucas horas após a viabilidade, o serviço é ativado; nossa meta é garantir a ativação no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte”, comentou.

O especialista também falou da importância não apenas da ativação, mas da operação e manutenção dos serviços, citando como exemplo a Quora, uma plataforma interna da companhia.

“Com a Quora, nossos sistemas de OSS e BSS podem tomar a decisão de enviar diretamente a um técnico, fazer um self-healing ou realizar algum tipo de ação para que eu consigamos reduzir cada vez mais o tempo de disponibilidade”, comentou.

NEC Latin America: Roberto Murakami aponta desafios e estratégias para a automação de redes

Roberto Murakami, CTO da NEC Latin America, trouxe reflexões essenciais sobre o cenário de maturidade das operadoras brasileiras e os desafios enfrentados na implementação da automação. 

Ele destacou a variabilidade do grau de maturidade de acordo com diferentes camadas da rede, enfatizando que o conceito de automação muitas vezes é associado erroneamente apenas aos ganhos financeiros

"É lógico que um resultado esperado também é a redução de custo, mas esse aumento da melhoria da qualidade do usuário, essa questão de você ter condições de lançar um serviço, provisionar um serviço com muito mais agilidade, lançar novos serviços. Essa é a pauta que muitas vezes não é colocada na conta", provocou.

Murakami lembrou ainda dos desafios na automação devido a múltiplos domínios, fornecedores variados e tecnologias legadas, entre outras particularidades.

Além disso, o CTO destacou a necessidade de colaboração entre equipes de TI e telecomunicações. Ele ressaltou a importância de unir especialistas desses dois mundos distintos para lidar com a evolução das redes.

LEIA MAIS: 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar