Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conectividade rural: novas tecnologias para a produção de alimentos

Mesmo com uma conectividade rural muito pequena, o Brasil é líder mundial na produção de diversos produtos agrícolas. Mas como a conectividade no campo pode aumentar ainda mais essa produção? Confira!

Atualmente o Brasil é líder mundial na produção de soja, cana-de-açúcar, café, laranja, carne bovina, entre outras culturas agrícolas. 

Conseguimos essa liderança mesmo com uma conectividade rural muito pequena. 

Qual a importância da conectividade para o agro? 

A conectividade rural beneficia a produção de alimentos com base no uso de tecnologias como sensores IoT, tratores autônomos e softwares de análise que usam conexão 4G para a transmissão de dados. 

Essa transmissão de dado permite um trabalho mais integrado, preciso e eficiente no campo. 

Conectividade rural no Brasil 

No entanto, dos 5 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil, 72% não tem conexão com a internet. O que representa cerca de 3,6 milhões de fazendas desconectadas. Dessas propriedades offline, 91% têm área de até 100 hectares. 

Benefícios da conectividade rural 

Com uso dessas ferramentas digitais conectadas, é possível aumentar a produção agropecuária na mesma área cultivada. Isso é extremamente importante, já que segundo estimativas, até 2045 toda área economicamente viável para plantio no planeta já estará ocupada. 

Investimentos na conectividade agro 

O governo e setor produtivo continuam em busca de alternativas para conectar os 195,7 milhões de hectares, o equivalente a 7 países europeus, que permanecem offline no Brasil. 

O Ministério da Agricultura estima a necessidade de 15.100 antenas, a um custo estimado de R$7 bilhões para conectar 75% da área rural às redes 4G. O impacto econômico, entretanto, é positivo. Quase R$ 80 bilhões no Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária em apenas 3 anos.   

Essas iniciativas são essenciais para um aumento da produtividade agropecuárias brasileira nas próximas décadas. Impulsionando ainda mais o setor que já corresponde a 26% do PIB nacional atualmente.  

Quer saber mais sobre o futuro tecnológico no setor agropecuário? Confira mais do nosso Canal Digital.  

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar