Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia verde para a sustentabilidade dos empreendimentos

Tecnologia verde.jpg
Saiba o que é tecnologia verde e como esse conceito é indispensável para o desenvolvimento saudável dos empreendimentos.

Reduzir os impactos que os processos produtivos causam ao meio ambiente é uma necessidade para as empresas de hoje em dia. Isso porque, além dessa pauta ser importante para o futuro do planeta, os consumidores estão mais conscientes e preferem comprar de marcas sustentáveis.

A tecnologia verde surgiu em meio a esse contexto e está relacionada com as medidas necessárias para que as atividades empresariais sejam o menos agressivas possível para a natureza.

Carolina Maestri, gerente de ESG da ODATA, empresa referência na área de data centers, conversou conosco sobre o assunto. Confira, a seguir!

O conceito de tecnologia verde

Na visão de Maestri, as tecnologias verdes são soluções desenvolvidas considerando o impacto que elas causam para o meio ambiente e para a sociedade.

A especialista exemplifica: “No caso dos data centers, tais tecnologias auxiliam, por exemplo, em iniciativas de eficiência energética. A ideia é diminuir o impacto ambiental por meio da fabricação e consumo de recursos tecnológicos”.

Maestri também acredita que é de extrema importância que as empresas adotem práticas relacionadas à responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente. Ela pensa que, com o aumento da população e o nosso modelo atual de produção e consumo, o planeta já não suporta tanto crescimento.

Para a representante da ODATA, o investimento em tecnologias verdes é necessário, inclusive, para a sobrevivência das organizações no mercado.

“Os consumidores, cada vez mais conscientes, buscam consumir produtos sustentáveis e se engajar com empresas que se preocupam com a agenda ESG”, opina.

Principais tecnologias verdes utilizadas atualmente pelos empreendimentos

As boas práticas envolvendo tecnologias verdes envolvem uma série de investimentos nas empresas.

Para exemplificar, Maestri citou alguns exemplos de ações que são desenvolvidas na ODATA, empresa em que comanda o setor de ESG. Confira!

Sistema Free Cooling

Segundo Maestri, o sistema Free Cooling aproveita a baixa temperatura exterior para resfriar a água, reduzindo o consumo elétrico com o desligamento de compressores do Chiller e resfriamento do ar.

“Dessa forma, é possível reduzir o desperdício e consumo de energia em dias mais frios, em especial, a integração do sistema de refrigeração de ar em circuito fechado”, diz.

Arrefecimento eficiente

“O resfriamento por água, em circuito fechado, permite uma maior eficiência, reduz custos de manutenção e o impacto ambiental graças a uma economia de energia de 30%, quando em conjunto com o sistema de Free Cooling”, diz Maestri.

Ao usar esse recurso, segundo a especialista, o resfriamento dos data centers flui dentro de bobinas, que reduzem o calor emitido e fazem com que menos energia seja demandada.

Certificação LEED

Segundo Maestri, “a Certificação LEED atesta edifícios sustentáveis com alta eficiência energética. Assim, tem apreciação pela reutilização de recursos naturais e fontes alternativas de energia”.

A especialista também comentou que alternativas simples, como a instalação de painéis solares, sistemas de reutilização da água da chuva e utilização de lâmpadas LED também são reconhecidas como tecnologias verdes. De tal modo, as empresas podem investir nessas ações para se tornarem mais sustentáveis.

Siga se informando sobre sustentabilidade nas cidades inteligentes baixando nosso e-book "Panorama Smart Cities". Boa leitura!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Futurecom lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar