Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saúde digital: democratização da conectividade

Saúde digital democratização da conectividade.jpeg
Investimentos na saúde digital beneficiam a sociedade, as empresas de saúde, bem como os investidores. Saiba mais!

A saúde digital está se popularizando em todo o mundo e deve ganhar ainda mais força quando a democratização da conectividade for alcançada.

De tal forma, serviços como a telemedicina e o uso de dados em estabelecimentos de saúde, como consultórios médicos e hospitais, devem se tornar mais comuns em um futuro próximo.

Claudinei Benzi, um dos cofundadores da empresa de sistemas MANUSIS4, entende bem sobre o assunto e foi convidado por nossa equipe para compartilhar conosco a sua visão.

Quer saber mais sobre o futuro da saúde digital e sua relação com a democratização da conectividade? Então, prossiga com a leitura!

As novas possibilidades da saúde digital

Benzi comenta que há alguns anos estão se desenvolvendo empresas conhecidas como healthtechs, que são startups focadas no setor da saúde digital e que recebem milhões de dólares dos investidores.

Nas palavras de Benzi, “esses investimentos beneficiam a sociedade, as empresas de saúde com visões ainda tradicionais, bem como os investidores”.

Questionado sobre as novas possibilidades da saúde digital, Benzi enumerou algumas das principais. Veja!

Análise de diagnósticos

Tecnologias como o machine learning podem analisar diagnósticos passados de pacientes para definir o grau de  criticidade da situação de quem procura atendimento.

Telemedicina

A telemedicina, de acordo com Benzi, deverá se popularizar por meio das teleconsultas e diagnósticos a  distância.

Os laudos de exames de imagem, por exemplo, podem ser realizados a distância, por telerradiologistas especialistas na área em que o paciente demanda atendimento.

Monitoramento de dados

Tecnologias como a internet das coisas (IoT), possibilitarão que os pacientes monitorem dados e os compartilhem com os seus médicos em tempo real.

Uma pessoa diabética, por exemplo, poderá ter um leitor dinâmico instalado no corpo, para acompanhar em tempo real os níveis de insulina no sangue.

Desafios da conectividade nas periferias urbanas e em zonas rurais

Para que a saúde digital, de fato, se desenvolva, é necessário que os desafios de conectividade, principalmente nas periferias urbanas e nas zonas rurais, sejam superados.

O 5G é uma das possibilidades para que isso ocorra. Nas palavras de Benzi: “Temos iniciativas das grandes empresas de telefonia na implementação do 5G, além de várias iniciativas isoladas trabalhadas por organizações menores nas regiões mais carentes”.

Além disso, na visão de Benzi, as próprias empresas da área da saúde deveriam tomar medidas para acelerar essa democratização da conectividade.

“Os maiores hospitais privados do Brasil poderiam se juntar às políticas públicas para fomentar o conteúdo desse avanço tecnológico para periferias urbanas e áreas rurais”, opina o especialista.

Impactos da saúde digital com a democratização da conectividade

Benzi acredita que, se forem bem trabalhados, os impactos da saúde digital serão muito positivos para a população. Para ele, a evolução possibilitará políticas públicas mais abrangentes e que supram as necessidades básicas dos usuários.

“Estamos falando em olhar para a tecnologia voltada à saúde em um país onde ainda temos regiões com problemas básicos de saneamento. Dessa forma, a prevenção passa por um olhar a cadeia, onde a tecnologia ajudaria muito, porém, é fundamental a atenção a essas condições básicas de alimentação e saneamento em regiões mais carentes da sociedade”, diz Benzi.

A saúde digital veio para nos ajudar a termos mais qualidade de vida. Logo, é importante que os cidadãos e empresários da área cobrem as empresas públicas e privadas para que os serviços desse tipo possam se desenvolver cada vez mais.

Fique com a gente e se informe mais sobre o assunto! Confira também 3 benefícios da transformação digital na área da saúde.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar