Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Internet do Comportamento para a gestão da indústria

Internet do Comportamento para a gestão da indústria.jpg
Confira por que os insights gerados dos dados da Internet do Comportamento é tão relevante para a indústria.

Internet do Comportamento: você já ouviu falar sobre esse termo? Apesar de a nomenclatura ser nova, o conceito por trás dela já faz parte das nossas rotinas há algum tempo.

A tendência tecnológica, que é apontada pela Gartner como uma das principais do ano de 2021, promove a integração de dados reais, para que eles causem insights para aperfeiçoar processos. É por isso que a Internet do Comportamento é tão relevante para a indústria, por exemplo.

Para entender mais sobre a Internet do Comportamento, conversamos com o Fábio Bussinger. Ele é criador da QRtraining, plataforma digital voltada ao gerenciamento de conhecimento industrial e conselheiro de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Siga a leitura!

O conceito de Internet do Comportamento

Bussinger explica que a Internet do Comportamento é um novo conceito que vem emergindo à medida que as pessoas utilizam cada vez mais as diversas plataformas e aplicativos conectados à internet no seu dia a dia.

“A Internet do Comportamento, conhecida pela sigla IoB (Internet of Behavior) possibilita identificar comportamento, preferências, rotinas e outros hábitos das pessoas, através do que chamamos de ‘poeira’ ou ‘rastro’ de dados digitais, viabilizando a personalização de oferta de serviços e produto, transformando análise de dados em massa para oferta personalizada a cada pessoa específica”, explica o especialista.

Ou seja, por meio da Internet do Comportamento, é possível captar dados dos usuários de recursos online e traçar perfis com as preferências de cada um. Dessa forma, os produtos podem ser cada vez mais personalizados.

Pilares da Internet do Comportamento

Para Bussinger, a Internet do Comportamento é embasada em três grandes pilares. São eles:

  1. A tecnologia, por meio das diversas formas de coleta de dados digitais;
  2. O Data Analytics, para a definição de padrões e comportamentos, sendo a inteligência artificial um fator determinante; e
  3. A Ciência do comportamento, por meio de estudos sobre a forma como as pessoas se comportam em diferentes situações.

Impactos da Internet do Comportamento na gestão da indústria

Trazendo o conceito da Internet do Comportamento para a indústria, podemos observar que, nessas empresas, é cada vez mais necessário que os funcionários interajam com as tecnologias.

Bussinger explica que, quando a IoB é aplicada nesse segmento, os processos tradicionais da gestão industrial se tornam mais eficientes. Segundo o  especialista, a análise de dados estatísticos e de processos, por exemplo, podem promover diferenças significativas nos resultados alcançados.

Ele cita como exemplo dessa atividade a plataforma QRTraining: “Nela, os funcionários de diversas áreas operacionais são treinados através de um aplicativo com interface similar às utilizadas no seu dia a dia, como Netflix e YouTube. Isso aumenta a atração, retenção e recorrência de treinamento, melhorando significativamente a perícia na execução dos procedimentos”. 

Principais desafios da implementação da Internet do Comportamento

Questionado sobre os desafios da implementação da Internet do Comportamento, Bussinger apontou a falta de disponibilidade de mão de obra qualificada e a resistência cultural das empresas.

Em suas palavras: “No Brasil, os principais desafios são em relação à disponibilidade de mão de obra qualificada, além da própria barreira de mudança cultural para adesão das empresas e colaboradores às novas tecnologias disruptivas, abrindo mão de processos antigos e analógicos”.

O que você pensa sobre o assunto? Será que a Internet do Comportamento vai mesmo revolucionar a gestão da indústria?
Continue conosco! Confira agora o nosso artigo que fala sobre tecnologias disruptivas para a indústria 4.0.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar