De acordo com o CEO da Foxbit, João Canhada, é possível desenvolver inovações para o mercado de meios de pagamento a partir da blockchain da bitcoin, “que por si só já é disruptiva”. Uma dessas novidades seria criar um espelho real do blockchain, uma “BRLchain”.
A oportunidade está em ser um meio de pagamento alternativo: além do dinheiro, cheque, boleto e cartões de débito e crédito, vale a pena receber em bitcoin também. Dentre as vantagens estão o fato de seu e-commerce receber o pagamento em até 30 minutos.
É possível ainda, segundo Canhada, substituir os “meios de pagamento defasados” por bitcoin. Nessa circunstância o cliente final paga diretamente ao lojista, “sem intermediários”, diminuindo drasticamente o custo e aumentando a velocidade da transação.
“Blockchain do bitcoin” é o tema do sexto episódio da wébserie “O futuro dos meios de pagamento”, da feira Cards, Payment & Identification. Ao todo, foram produzidos 10 vídeos durante a feira, em 2016, que são atualizados mensalmente no canal de conteúdo da feira.