A forma como os negócios operam, principalmente em áreas como o varejo e a indústria está mudando, graças à Internet das Coisas (IoT).

Tal tecnologia está otimizando processos e promovendo novas experiências para consumidores e empresas. 

No Brasil, a adoção de soluções de IoT tem avançado, integrando conectividade, automação e inteligência em diversos setores. 

Para explorar essas inovações, o podcast da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) conversou com Sérgio Silvestre, da LabRetail, apoiador oficial do Prêmio ABINC de IoT 2024. 

Durante a entrevista, Silvestre compartilhou projetos que mostram como a IoT está mudando o varejo e a indústria. Confira, a seguir, alguns exemplos práticos!

Lavanderias autônomas: exemplo de conectividade e automação inteligente

No podcast da ABINC, Silvestre destacou o sucesso de um projeto para lavanderias autônomas no Brasil, inspirado em um modelo amplamente usado nos Estados Unidos. 

Ele contou que as lavanderias em questão são exemplo de conectividade e automação inteligente e que elas estão crescendo rapidamente no mercado brasileiro.

Nesse sentido, Silvestre narrou uma experiência ocorrida na LabRetail: “Recebemos uma demanda de um cliente que queria melhorar a gestão da loja. Desenvolvemos um kit de IoT para monitorar as máquinas e garantir a conectividade.” 

O sistema permite o monitoramento remoto de níveis de sabão e amaciante, além de cuidar da conectividade. 

Nas palavras de Silvestre: “A gente entrega para a conectividade da loja. Então, se a loja fica sem internet, a responsabilidade é da LabRetail. Nós não somos provedores. A gente contrata os provedores e a gente faz a gestão da conectividade. Nosso equipamento monitora a qualidade da conexão da loja e gera os alertas em tempo real para nossa equipe”

Além disso, a solução inclui redundância de conectividade, essencial para o funcionamento contínuo das lavanderias. 

“Usamos uma conexão fixa combinada com uma móvel em APN privada, garantindo que a loja nunca fique offline,” disse Silvestre.

Estacionamentos inteligentes para motorhomes

Outra inovação descrita por Silvestre é o desenvolvimento de estacionamentos inteligentes para caravanistas. 

Esses espaços, projetados para motorhomes, oferecem infraestrutura mínima, como energia elétrica, água e internet, de forma autônoma.

“Criamos um sistema que permite ao usuário reservar sua vaga pelo aplicativo, fazer o check-in automaticamente com o reconhecimento da placa e consumir energia e água sob demanda,” detalhou. 

A tecnologia inclui quadros elétricos inteligentes que monitoram o consumo em tempo real, além de sensores para gerenciamento de descarte de resíduos.

Segundo Silvestre, a solução traz benefícios tanto para os usuários quanto para os proprietários dos terrenos. 

“Transformamos um terreno vazio em uma área inteligente e rentável, oferecendo segurança e comodidade aos caravanistas. Isso só é possível com IoT” finalizou o especialista.

Linha de produção automatizada na indústria automotiva

De acordo com Silvestre, no setor industrial, a LabRetail desenvolveu uma solução inovadora para a Mercedes-Benz. Desde 2017, a empresa tem implementado dispositivos de IoT na linha de produção de caminhões e ônibus.

“Criamos um equipamento simples, de baixo custo, com dois botões para os funcionários solicitarem peças específicas. Isso eliminou o desperdício e sincronizou os pedidos com o estoque,” relatou o entrevistado.

Com base no feedback do cliente, o dispositivo evoluiu de uma versão inicial em Wi-Fi para tecnologias mais avançadas, como RF 433 e LoRaWAN. “Implementamos uma rede LoRaWAN dentro da fábrica, garantindo a comunicação eficiente entre os dispositivos e os sistemas. Esse projeto é um grande case de sucesso para nós.”

IoT: um futuro promissor para negócios

Os projetos apresentados por Silvestre exemplificam como a IoT está moldando o futuro do varejo e da indústria. 

Seja otimizando a conectividade de lavanderias, criando áreas inteligentes para motorhomes ou revolucionando linhas de produção: a tecnologia está promovendo eficiência, redução de custos e novas oportunidades de negócios.

“Essas soluções mostram a beleza da IoT: transformar espaços, processos e experiências. Estamos apenas começando a explorar todo o potencial dessa tecnologia,” concluiu o representante da LabRetail.

Além dos exemplos apresentados, a IoT  tem se destacado em diversas outras áreas, como a logística. Veja agora como a tecnologia se aplica à visibilidade de estoque na gestão de armazéns!