Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

AIoT: O que é a Inteligência Artificial das Coisas?

AIoT O que é a Inteligência Artificial das Coisas.jpg
Tecnologia que combina IA e IoT promete trazer grandes benefícios para as empresas. Saiba mais sobre ela neste artigo!

Com o advento das novas tecnologias, termos como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) tornaram-se frequentes em discussões e conteúdos do setor tecnológico.

Mas você sabe o que é AIoT? A palavra se refere a tecnologia de Inteligência Artificial das Coisas, inovação que também promete trazer grandes impactos para a sociedade.

Para entender o que é e como funciona a AIoT, conversamos com Bruno Ramos, mestre em Inteligência Artificial com especialização em simulação numérica massiva e CEO da HartB, empresa especializada em Big Data, IA e IoT.

Siga lendo abaixo e tire suas dúvidas sobre o tema!

O que é a AIoT?

Nas palavras de Bruno, "A AIoT é a combinação entre a inteligência artificial e a infraestrutura da Internet das Coisas. Essa união tem o objetivo de capturar os dados gerados pelos dispositivos de monitoramento presente nas tecnologias de internet das coisas e partir disso gerar otimização de inteligência artificial em menor tempo possível para tomada de decisões."

Portanto, mais do que aderir às novas tecnologias, entender suas possibilidades de combinação é muito importante para profissionais e empresas que querem seguir avançando na incessante e veloz inovação tecnológica.

Como funciona a AIoT?

Pedimos a Bruno que nos explicasse mais sobre como funciona a AIoT na prática, assim como os benefícios que tal inovação traz. Confira a resposta de nosso convidado:

"Sem o uso da inteligência artificial teríamos uma série de sensores de AIoT gerando grandes volumes de informações, mas ainda a análise desses dados dependerá de mão de obra humana para tomada de decisões. Com a combinação dessas duas tecnologias, temos essa análise de forma automatizada e de maneira quase que em tempo real, o que assegura tomada de decisões de forma instantânea", explica. 

Ele complementa: "Isso agrega muito valor para o mercado, o que tende a aumentar com a chegada do 5G. Vamos conseguir tomar decisões de maneira mais dinâmica e rápida."

Qual a diferença entre IoT e AIoT?

Como vimos no começo do artigo, a IoT, Internet das Coisas, já se tornou um dos temas mais comentados quando falamos de tecnologia hoje. Mas, afinal, no que a AIoT é diferente da IoT, e que vantagens essa inovação traz?

Segundo o CEO da HartB, "A principal diferença está relacionada à capacidade: o IoT funciona como um sistema nervoso, por exemplo, se pensarmos no corpo humano. O IoT trabalha com o tráfego de informações de todos os sinais elétricos. A função dele é transportar informações seja para nuvens ou servidores." 

Ele prossegue, destacando pormenores dessa comparação: 

"No entanto, com ele, não existe a análise dessas informações e, por consequência, não há tomada de decisões assertivas. Já no caso do AioT, nós temos o cérebro e o sistema nervoso juntos. Isto é, com essa combinação existe a coleta de informações e algoritmos de IA para análise de dados, o que assegura dados mais ricos para que decisões possam ser tomadas de maneira mais assertivas e rápidas."

Qual o papel da Inteligência Artificial na AIoT?

Conforme observamos no próprio termo, a AIoT representa a junção das tecnologias de IA e IoT. Mas como a IA auxilia neste sentido? 

"O papel da IA no AIoT é analisar o conjunto de dados coletados e contribuir com a tomada de decisões, seja ao nível prescritivo ou preditivo. Ela permite a análise de conjunto de dados e tomada de decisões de forma rápida e concisa, mitigando erros e tornando mais ágeis os processos", explica Bruno.

Portanto, com o avanço do 5G no Brasil e a adoção cada vez maior do uso de IA e IoT pelas empresas, é natural que a AIoT seja o próximo passo. 

Assim como a hiperautomação, a combinação das inovações trará benefícios diversos, o que impactará em serviços mais eficientes para a sociedade e para as companhias como um todo.

Para saber mais, confira também nosso vídeo sobre O que é a hiperautomação!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar