A cerimônia de abertura da 30ª edição do Futurecom celebrou um marco histórico para o setor de telecomunicações brasileiro. Iniciado nos anos 1990, em Curitiba, o evento se consolidou ao longo das décadas como o principal fórum de debates sobre o futuro da conectividade no país.
Três décadas inovando
Marco Basso, presidente da Informa Markets Brasil, destacou o papel transformador do Futurecom ao longo dos anos. Em seu discurso, relembrou os pioneiros, com um agradecimento especial a Laudálio Veiga, que deram início à jornada do evento e reforçou sua relevância como espaço de antecipação de tendências:
“Que venham mais 30 anos pela frente, que o Futurecom continue sendo o espaço onde discutimos o futuro da sociedade e da conectividade”, pontua.
Números expressivos e curadoria de conteúdo
Fernando D’Ascola, head de produto do Futurecom, ressaltou o caráter especial da edição comemorativa, que conta com mais de 300 empresas expositoras e reúne mais de 500 palestras e painéis com especialistas nacionais e internacionais, com mais de 200 horas de conteúdo disponível aos congressistas.
“Esta edição é mais que uma celebração do passado, é um olhar para o futuro, com conteúdo de altíssimo nível e propósito claro”, reforça.
Lançamento do Data Center World Brasil
Um dos momentos de destaque da cerimônia foi o anúncio oficial do Data Center World Brasil, feito por Leonardo Benedicto, diretor de negócios do Hub LATAM, da Informa Markets. O lançamento marca a chegada de um novo evento voltado ao segmento de infraestrutura digital.
O evento que, já acontece em diversas partes do mundo como, EUA, Europa e Ásia, também é organizado pela Informa Markets, agora tem data confirmada no Brasil em 2026.
Com conteúdo dedicado à infraestrutura de data centers, nuvem, conectividade e tecnologias críticas, os visitantes do Futurecom já poderão ter uma amostra privilegiada ao conteúdo com curadoria exclusiva do Data Center World. Anote na agenda:
Os painéis serão no dia 1º de outubro, das 14h até 16h, na Arena ISP Next Level, em espaço aberto aos visitantes do Futurecom.
Serão dois painéis especiais, nos quais especialistas renomados de empresas brasileiras apresentarão discussões aprofundadas sobre dois temas críticos para o setor.
“É um marco para o setor, e agradecemos às associações que apoiaram essa iniciativa”, afirmou Benedicto.
Visão regulatória e inclusão digital
Ainda durante a cerimônia de abertura, Alexandre Freire, conselheiro da Anatel, trouxe à tona a importância da inclusão digital como vetor de transformação social.
“Imagine cada criança conectada, cada produtor rural produzindo com mais eficiência, hospitais funcionando perfeitamente. Isso é possível com a inclusão digital”, afirmou.
Hermano Tercius, Secretário Nacional de Telecomunicações, representando o Ministério das Comunicações, reforçou o compromisso do setor com a democratização do acesso: “Nossa responsabilidade é garantir que a conectividade não seja um privilégio de poucos, mas um direito de todos”, enfatizou.
Sua fala também abordou temas estratégicos como cabos submarinos, 5G e conectividade nas escolas.
Infraestrutura e Cidade do Futuro
Humberto de Alencar, Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, trouxe a perspectiva municipal para o debate, conectando os temas do evento às demandas urbanas e ao conceito de cidades inteligentes.
O Futurecom 2025 reafirma seu papel como o principal espaço de diálogo sobre os rumos da conectividade no Brasil, reunindo os líderes e especialistas que transformam o futuro das telecomunicações.
Ainda dá tempo de participar! Se você ainda não garantiu seus ingressos para visitar o Futurecom 2025, clique aqui!

O Futurecom, evento de referência em Conectividade e Inovação para a América Latina, prepara-se para celebrar sua 30ª edição entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2025, no São Paulo Expo. Serão +250 marcas expositoras, 2 arenas de conteúdo abertas aos visitantes e 5 auditórios de Congressos para as trilhas Future Congress, Future Cyber e Future GOV.
Tags