O MWC Barcelona 2024, a ser realizado de 26 a 29 de fevereiro, será palco de uma das maiores reuniões de líderes da indústria de conectividade do mundo.
O evento, que espera receber mais de 95.000 participantes de diversos países, é um espaço crucial para o compartilhamento de conhecimentos, o estabelecimento de parcerias e a apresentação das últimas inovações do setor.
A comitiva brasileira, composta por empresas, startups, agências governamentais e universidades, terá uma agenda completa no MWC Barcelona 2024.
O Grupo Informa estará representado por Hermano Pinto, diretor do Núcleo de Infraestrutura e do Futurecom, Felipe Marchioni, Business Manager do Futurecom, e Ari Lopes, Gerente Sênior de Pesquisa da Omdia, atentos às novidades e soluções a serem trazidas para o Futurecom 2024, de 8 a 10 de Outubro de 2024.
Saiba o que esperar do MWC Barcelona 2024!
Participação na Comitiva Brasileira no MWC 2024
A tradicional comitiva brasileira, composta por representantes das diversas esferas de governo, da indústria e da academia, irá endereçar uma ativa programação de visitas e debates, de modo a situar as principais tecnologias e novidades do setor à realidade do nosso país.
Além dos temas regulatórios mais presentes no cenário local, como a redução de assimetrias entre os atores do ecossistema digital, assegurando a sustentabilidade dos investimentos e os impactos tributários sobre a prestação de serviços, deverão ser conduzidas avaliações sobre novas tecnologias que possibilitem o aumento da competitividade, a inclusão sociodigital e o desenvolvimento econômico do país.
Também serão exploradas as novas aplicações de Inteligência Artificial, o fortalecimento da digitalização no setor produtivo, e a conectividade significativa em escolas e áreas rurais comporão a pauta técnica.
Futurecom no MWC 2024
Segundo o relatório “Remaining agile in an evolving telecom landscape - What to expect at Mobile World Congress 2024” da Omdia, o desenvolvimento da IA deverá impactar os aspectos centrais das telecomunicações. Além da IA, espera-se que 3 temas principais dominem discussões, especialmente entre operadoras de telecomunicações:
- Resiliência e soberania das telecomunicações;
- Capacitar as empresas e expandir o papel dos prestadores de serviços na transformação empresarial; e
- Além da eficiência energética, sustentabilidade deve ser o foco da feira.
Para o Hermano, um dos principais temas do MWC 2024 será novas receitas a partir da inteligência artificial e AIoT pelas empresas de telecomunicações que estão preparadas para dar o próximo passo.
À medida que as redes e os ecossistemas se tornam cada vez mais complexos, as propostas de arquitetura operacional impõem novos paradigmas de planejamento e monitoramento, de acordo com os mercados a serem atendidos. Assim, outro tema a ser observado é a adoção de arquiteturas Open-RAN e de sistemas NTN (“non terrestrial networks”) com a preservação de parâmetros de confiabilidade, segurança digital e resiliência para o setor de telecomunicações.
Por fim, o papel da tecnologia emergente na melhoria das comunicações críticas será um dos destaques do MWC 2024, e tem potencial para mudar a trajetória da indústria, com elevada margem e grande complexidade.
Pós-MWC Barcelona by Futurecom 2024
O Futurecom vai promover o encontro virtual Pós-MWC Barcelona 2024 em 20 de Março, às 16h, quando apresentará ao mercado nacional as principais análises das tendências, acontecimentos e mapeamentos do maior evento de tecnologia móvel do mundo.
Segundo Hermano, “A tecnologia é uma constante em nossas vidas, cuja dinâmica tem se acelerado ano após ano e o mundo das comunicações e da conectividade atua como o principal habilitador destas tecnologias para cidadãos e empresas. Eventos como o MWC de Barcelona são capazes de aglutinar as vozes e as tendências que marcarão estratégias e ações de governos e corporações, com impactos sobre a economia e comportamentos da sociedade. E, o Futurecom, integrado ao ecossistema latino-americano de negócios em conectividade, visa traduzir e compartilhar para o nosso mercado todas estas tendências que impactam a nossa realidade local e regional.”