O Futurecom, maior evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina, promove no dia 16 de maio, terça-feira, às 16 horas, o Meetup Futurecom Agro. Será uma conversa aprofundada entre alguns membros da Comunidade Futurecom Agro que estiveram presentes na edição mais recente da Agrishow.
Além de destacar os pontos relevantes abordados durante a participação da equipe Futurecom na maior feira internacional do setor agrícola, o evento 100% online debaterá as principais tendências e tecnologias que estão em curso ou serão novidades para o mundo do agronegócio. O intuito é auxiliar o segmento agro em suas jornadas de transformação digital, incluindo 5G, Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT).
Sob a moderação de Lia Penteado, coordenadora da Comunidade Futurecom Agro, o encontro reunirá Juliana Chini, gerente sênior de Marketing da Arable para a América Latina; Caique Paes de Barros, coordenador geral na Associação Rede ConectarAGRO; Leonardo Cruz, fundador da startup Matchfood; e Mauro Periquito, Associate Partner na Kyndril.
Segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% das propriedades rurais do país ainda não contam com nenhum tipo de conexão. Dar luz para a questão da conectividade no campo é fundamental para o avanço do setor agro nacional, um dos segmentos mais importantes da economia do Brasil, representando cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A tecnologia tem a capacidade de ampliar e assegurar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade para o agronegócio.
É urgente a implementação de recursos como a automação e robótica com a IoT, máquinas inteligentes e mapeamento com os sensores, sem contar na quantidade de dados sendo absorvidos pela inteligência artificial e machine learning.
“Em vários setores econômicos, é imprescindível perceber as reais necessidades daqueles que estão no dia a dia para buscar alternativas de melhorias contínuas para o seu negócio. Na minha opinião, o principal ponto é ter foco na dor efetiva do cliente, entendendo o que ele precisa, e oferecendo o que o atende de forma específica.
Entregar coisas genéricas é um grande erro. No agro, dependendo do tipo de cultura ou pecuária, das condições climáticas e de solo, da maturidade do usuário e de seus consultores (agrônomo, zootécnico, veterinário, entre outros), isso fica ainda mais evidenciado”, explica Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom.