O acesso à internet se tornou uma necessidade básica nos dias atuais, seja para fins pessoais ou profissionais.
A banda larga tradicional tem sido a principal escolha para atender essa demanda, mas com a evolução tecnológica, surgiu uma nova opção no mercado: o Acesso Fixo sem Fio (FWA).
Essa tecnologia vem ganhando espaço com a implantação da rede 5G e promete oferecer uma banda larga de alta velocidade, mais estável e escalável. Tudo isso com um custo de implementação mais acessível.
Para entender melhor essa novidade, conversamos com Gustavo Calixto, coordenador de graduação de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac EAD. Confira, a seguir!
FWA: entenda o que é e como funciona
FWA é uma sigla em inglês para Fixed Wireless Access, expressão que pode ser traduzida como “Acesso Fixo Sem Fio”.
De acordo com Calixto: “As redes FWA são sistemas de comunicação sem fio que fornecem acesso à internet em locais fixos, como residências, escritórios e indústrias, por meio de ondas de rádio em vez de cabos físicos, como os utilizados em conexões de banda larga fixa tradicionais”.
O professor nos explicou que essas redes geralmente usam torres de transmissão para enviar sinais de rádio de alta velocidade a uma antena instalada no local do cliente.
Ao receber as ondas de rádio, a antena faz uma conversão que as transforma em um sinal de internet.
FWA e 5G: união de tecnologias proporciona mais conectividade
Desde que se iniciou a implementação do 5G, muito tem se falado em como essa tecnologia pode contribuir para o avanço do FWA.
Nas palavras de Calixto: “As redes 5G têm um potencial gigantesco pela sua característica de baixa latência e maior largura de banda, quando comparado ao 4G.”
Ele prossegue, observando que “isso possibilita que estabelecimentos e residências façam o acesso a Internet de maneira fixa e com qualidade próxima a modelos como o Fiber-To-Home (fibra óptica em casa)”.
Ele também afirma que “é importante reforçar que a fibra óptica pode apresentar maior robustez em locais com situações climáticas e de relevo, as quais dificultam uma boa propagação do sinal de redes sem fio”.
Principais aplicações do acesso sem fio fixo
O acesso sem fio fixo (FWA) tem várias aplicações práticas e pode ser utilizado em diferentes contextos. A tecnologia pode impulsionar o crescimento das smart cities, por exemplo, além de dar suporte a serviços de streaming.
Segundo Calixto: “O FWA viabiliza o que chamamos, nos dias de hoje, de modelo triple play, combinando serviços de internet, streaming, TV convencional e telefonia em um único canal de banda larga.
Diferenças entre FWA e Wi-Fi
Quando se fala em FWA, é comum que se questione quais são as diferenças entre essa modalidade, as redes privadas e o Wi-Fi.
Pedimos a Calixto que nos explicasse sobre isso. Ele detalhou mais do tema:
“O FWA é um modelo que um provedor de serviços de telecomunicações pode ofertar a seus clientes, assim como as redes por fibra óptica, o cabo coaxial ou até mesmo as redes com pares metálicos usando o Asymmetric Digital Subscriber Line(ADSL).”
O professor do Senac EAD acrescenta: “Já o Wi-Fi estabelece uma rede privada a partir de roteadores domésticos para residências e estabelecimentos, independente do modelo de provedor de serviços de telecomunicações”.
Pode-se concluir que o FWA pode ser usado em várias aplicações diferentes, fornecendo conectividade de alta velocidade e confiável em áreas onde a infraestrutura de banda larga com fio pode ser limitada ou impraticável.
Para saber mais, confira também nosso texto com tema “Do 3G ao 5G: o próximo passo da brecha digital”
Está chegando o Futurecom 2023! De 03 a 05 de outubro, sob o tema “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, o Futurecom 2023 reunirá mais de 250 marcas expositoras, mais de 30 mil visitantes e 800 palestrantes nos brindando em mais de 200 horas de conteúdo. Compre o seu ingresso!