1,7 milhões de empregos. US$ 260 bilhões em faturamento, cerca de 5% do PIB latinoamericano. Mais de US$ 38 bilhões em tributos para auxiliar o financiamento público do setor. Todos esses são dados impressionantes sobre a tecnologia móvel na América Latina — porém, de 2018. O que ela guarda para um futuro promissor que já enxerga o 5G no horizonte? E mais importante, como impactará os consumidores?
Seguindo os números, independente de reveses como a pandemia de Covid-19, a tendência é que os impactos sejam grandes. E, aqui, destacam-se dois pilares: a possível revolução tanto na capacidade inovadora das empresas, como na nova perspectiva de produtividade.
Afinal, com o 5G, é impossível não pensar na combinação entre Big Data, Inteligência Artificial e IoT como o futuro, servindo de base sólida para novos e transformadores modelos de negócios. No entanto, na prática, em que pé anda esse avanço? E como o 5G vai, efetivamente, impactar os consumidores latinoamericanos?
É possível retirar respostas dos sinais que o continente nos dá. E é isso que buscamos neste conteúdo. Quer entender mais? Continue a leitura!
Como o setor de telecomunicações latinoamericano se prepara para o 5G?
Uma pesquisa da TeleSemana.com, encomendada pela Amdocs — uma das empresas na crista dessa transformação, recolheu incontáveis respostas de executivos por trás de empresas do setor de Telecomunicações.
O estudo “Percepções e situação do 5G na América Latina” descobriu dados interessantes sobre o andamento da tecnologia no continente. Por exemplo, que 82% dos entrevistados afirmou que sua empresa implementará o 5G entre 2020 e 2023. Essa certeza é reflexo de uma situação que já mostra evolução.
De acordo com a 5G Americas, desde dezembro de 2019, o 5G já possuía cerca de 50 redes em todo mundo. Na América Latina e no Caribe, 5 redes começaram a funcionar ainda no último ano da década. Não é exagero dizer que, para muitas operadoras, o próximo passo é a concretização do 5G.
No entanto, muito além dos obstáculos infraestruturais, observa-se um receio do setor. Isso porque, ainda de acordo com a TeleSemana.com, 59% das operadoras tempo do ROI para o 5G será maior que o 4G. Até porque, para muitas delas, é necessário encontrar formas de rentabilizar suas atuais redes 4G LTE.
Entre os receios mapeados, inclusive, destaca-se um: a identificação de novos modelos de negócios que compensem o investimento. No entanto, 41% dos executivos já entendem que o 5G vai possibilitar a criação de negócios que não existem hoje.
É claro que as dificuldades, hoje, são muito comentadas. Infraestrutura, por exemplo, é um tema-chave aqui. O 5G exige uma renovação que possivelmente está nas fases finais de desenvolvimento.
São diferentes tecnologias, como a adoção de redes de fibra óptica — algo que ainda não é plenamente utilizado no Brasil e em toda América Latina. A verdade é que muitos provedores de serviço móvel estão em processo de modernização de suas linhas, com diferentes níveis de virtualização no núcleo da rede e na busca de soluções para a rede de acesso.
E todos estão imersos em implementações de fibra óptica para conectar estações base. Aqui, transmissões de alta velocidade são uma obrigação. Estima-se, porém, que a implementação do 5G na América Latina siga os passos da tecnologia passada, o 4G. Ou seja, com uma operadora mais avançada tomando a dianteira do mercado, oferecendo a tecnologia, acionando as demais por uma pressão competitiva.
É justamente para evitar situações assim, fornecendo soluções sob medida para as operadoras e empresas de telecomunicação, que a Amdocs trabalha. Com um portfólio abrangente, presente em mais de 85 países, a Amdocs opera com serviços e produtos nativos da nuvem para acelerar a transformação digital nas organizações.
Dessa forma, permite que operadoras e telcos ofereçam o que há de melhor em experiências de próxima geração aos seus consumidores — algo que, mais adiante, você entenderá a importância.
O que os consumidores buscam do 5G?
E afinal, o que os consumidores buscam do 5G? Qual a perspectiva do cliente final quanto à renovação da tecnologia de rede móvel?
As descobertas do estudo “O que os consumidores realmente querem do 5G”, feito em 2019 pela Dynata e encomendado pela Amdocs, podem responder essas perguntas. Apesar da pesquisa ser conduzida com consumidores americanos e ingleses, é uma das principais fontes sobre as tendências acerca da tecnologia.
De forma geral, o 5G tem o potencial de impactar profundamente vários aspectos de sua vida pessoal e também profissional. Cabe, portanto, às provedoras de serviços de comunicação aproveitar esse gap para rentabilizar.
1 - Consumidores querem mais do que apenas velocidade com o 5G
Muito mais do que velocidade para navegar na Internet, a pesquisa encomendada pela Amdocs descobriu que o 5G surge como uma novidade promissora para os consumidores.
Isto é: 25% deles mira a melhoria de suas experiências de gaming; 31% deles vai buscar melhorar sua experiência com dispositivos para suas casas.
Já 64% quer melhores interações via tecnologias VR (Virtual Reality) em eventos específicos, como Super Bowl.
2 - O 5G está destinado a mudar o futuro do trabalho
Muitos consumidores também encaram a perspectiva do 5G como um leque de oportunidades para suas vidas profissionais. Entre o que se destaca dos dados, é possível pontuar:
Cerca de 35% crê em melhores opções de Vídeo Conferências, melhorando questões de produtividade.
E claro, 61% enxerga no 5G uma ótima ferramenta para melhores experiências de trabalho remoto.
3 - Consumidores querem pagar mais para ter o 5G (inclusive aumentando seu pacote de serviços)
Os consumidores enxergam no 5G uma tecnologia capaz de melhorar suas experiências de conexão, tanto fora como dentro de casa.
Por isso, 23% consideraria adicionar em seu pacote 5G alguns dispositivos inteligentes (luzes, assistentes virtuais, etc). Cerca de 33% ainda optaria pela inclusão de serviços de streaming (Netflix, Prime Video, Apple TV, etc).
E, para finalizar, 70% dos consumidores aceitaria pagar mais para ter 5G em seu pacote de serviços.
Para o futuro, o 5G sempre foi considerada como uma das principais respostas. Hoje, a perspectiva é ainda mais sólida: o 5G cada vez mais é uma certeza. E, em tempos tão voláteis e instáveis, os consumidores latinoamericanos provavelmente irão em busca do que é certo. Daquilo que agregará valor e os tornará mais modernos.
No entanto, não há como negar que esse é um processo de transformação complicado. Por isso, a Amdocs procura simplificar a complexidade dos negócios de operadoras e demais telcos. O objetivo é proporcionar uma experiência integrada, que abra o caminho para a reorganização e transformação digital.
Assim, a Amdocs auxilia na geração de novas formas de receita, enquanto encaminha aos seus cliente uma experiência de compra mais intuitiva e alinhada com as tendências do futuro.