Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A importância da fibra óptica na difusão do 5G

A importância da fibra óptica na difusão do 5G.jpeg
A tecnologia 5G demanda por infraestrutura, com destaque para a fibra óptica. Confira!

A internet 5G recebe esse nome por ser a quinta geração de redes de computadores móveis. No entanto, a tecnologia representa muito mais do que um aumento na velocidade nos serviços usados pelos usuários.

O 5G tem um papel importantíssimo para que possamos dar novos passos rumo a uma completa transformação digital. Por meio da fibra óptica, a nova geração da internet poderá chegar até mesmo em áreas mais remotas, como nas comunidades rurais e cidades distantes dos grandes centros urbanos.

Buscando entender mais sobre a importância da fibra óptica na difusão do 5G, ouvimos o Ericson Scorsim, que é advogado, mestre e doutor em Direito e consultor de Direito da Comunicação, nas áreas de tecnologias, mídias e telecomunicações.

Continue a leitura do nosso artigo para compreender melhor esse assunto tão relevante!

O papel da fibra óptica para a difusão do 5G

Scorsim afirma que a tecnologia 5G é aplicada às redes de comunicação móveis. Dessa forma, é natural que haja uma demanda interna por infraestrutura, principalmente, por parte das operadoras que oferecem esse serviço.

Para estabelecer essa infraestrutura, a fibra óptica se destaca. Nas palavras de Scorsim:

“A fibra óptica tem o papel fundamental na arquitetura da rede 5G, pois ela é o meio de integração e transporte de dados entre as antenas/torres e as estações centrais”.

Ou seja, o investimento em redes de fibra óptica contribuirá muito para que a internet 5G tenha uma ampla cobertura, até mesmo em locais mais distantes.

Aplicações da conectividade 5G em áreas remotas

De acordo com Scorsim, a tecnologia 5G garante melhor performance e confiabilidade das redes de comunicações móveis. Assim sendo, ela tem o potencial para contribuir com a qualidade da conectividade digital em áreas remotas

O especialista em telecomunicações também explica que a tecnologia 5G poderá ser aplicada para diversas finalidades, tais como: agricultura, educação, medicina, logística, mineração, entre outros.

“A tecnologia de 5G pode contribuir para a disseminação de redes de internet das coisas (IoT), isso é, redes de sensores com capacidade de coletar diversos dados”, comenta o advogado.

Ele complementa dizendo que: “Assim, será possível a oferta de serviços de monitoramento do ar e umidade, serviços meteorológicos, monitoramento da saúde animal, monitoramento e segurança patrimonial, gestão de ativos, acompanhamento de riscos de incêndios no campo e nas florestas, irrigação, rastreamento de vacinas e medicamentos, serviços aéreos com drones, entre outros””.

Ou seja, na visão de Scorsim, a tecnologia 5G proporcionará mudanças profundas na sociedade. Por meio da telemetria, inúmeros serviços poderão beneficiar toda população, independentemente da situação geográfica em que elas se encontram.

E, as redes de fibra óptica, tem um importante papel nisso tudo. Afinal, são elas que realmente dão condições para que a internet 5G chegue até as áreas mais remotas do nosso país.

Quando falamos nas revoluções que serão proporcionadas pela tecnologia 5G, o setor agro é um dos mais lembrados. Saiba mais sobre isso em nosso artigo que fala sobre o uso do 5G nas comunidades rurais brasileiras!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar