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10 dicas para se prevenir de fraudes em seu e-commerce

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Fraudes em e-commerce acontecem. E é melhor você aceitar isso. “Não são diferentes do roubo de chocolate em mercados”, compara o membro diretor da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) Daniel Bento. Por isso, é preciso investir em proteção.

Basicamente os sistemas antifraude se dividem em três tipos: um que analisa o histórico de compra, o segundo, que foca exclusivamente no computador de acesso, e o terceiro, que identifica com uma análise de dados, como o cliente navegou no site, buscando rastrear seu comportamento.

As fraudes podem ser classificadas por tipos: há casos de roubo de número do cartão de crédito, de descontentamento do cliente com o produto ou serviço, situações em que o comprador não reconhece o nome apresentado na fatura de pagamento e a auto fraude, em que o consumidor compra e liga de propósito ao banco dizendo que não obteve o bem.

Confira, a seguir, algumas dicas para proteger seu comércio eletrônico:

1 - Busque informações sobre fraudes para identificar a quantidade com que elas podem acontecer

“Um índice aceitável do mercado é de 0,7% das vendas”, avalia Bento. Isso ajuda também a perceber de qual tipo de fraude você foi vítima.

2 - Reconheça o problema e busque soluções

Há diversas opções de sistemas antifraude. Basta encontrar o mais adequado a sua necessidade, seja por tipos de solução que ele oferece ou preço, que pode variar de R$ 0,30 a R$ 1,20 por transação.

3 - Use nomes amigáveis

O nome da sua loja deve ser o mesmo que aparece na fatura. Não adianta o estabelecimento se chamar “Aninha” e o cliente ser cobrado pela “Aviações e Armarinhos da Ana Maria”. O consumidor não irá te reconhecer e vai reclamar ao banco pedindo o cancelamento do pagamento.

4 - Conheça seu produto e o padrão de compra do seu cliente

Bento sugere que o lojista observe com que frequência e como o cliente compra. Em análises, ele percebeu que mulheres pesquisam aproximadamente 70 pares de sapato antes de finalmente comprar um.

5 - Identifique pedidos fora do padrão

Está acostumado a receber pedidos com valor de até R$1.000,00 e de repente recebeu pedidos de R$ 5.000,00? Atenção, você pode estar diante de uma fraude ou de um supercliente. As duas situações merecem atenção.

6 - Desconfie de coincidências

Muitos pedidos ou solicitações diferentes usando um mesmo e-mail, CPF ou o mesmo endereço podem ser sinais de fraude. “Todos os moradores do prédio decidiram comprar ao mesmo tempo? ”, ironiza Bento.

7 - Peça a revisão manual do pedido

O serviço pode ser feito pela empresa de sistema antifraude ou por um grupo terceirizado por eles. Essa revisão vai verificar dados pessoais do comprador, endereço, e até mídias sociais para verificar se o comprador é mesmo quem diz ser.

8 - Não se desespere ao perceber que foi roubado

Tente manter-se calmo e analise o que deu errado com o pedido. Isso vai ajudar a identificar o problema e a reconhecer o fraudador. Reflita: o que ele fez de tão bom para passar pelo sistema antifraude? Faltou algo? Essa análise é importante, pois se o fraudador conseguiu uma vez, ele vai tentar de novo.

9 - Cuide do pós-venda

E-commerce que não fala com o cliente, não funciona. Converse depois da compra. Verifique se ele está satisfeito. Caso o consumidor busque ajuda por um produto com problema, por exemplo, não o transfira de um departamento para outro. Assim, a credibilidade acaba e o comprador pode simplesmente ligar na operadora do cartão de crédito e pedir o cancelamento da compra.

10 - Devo entrar em contato com o cliente relacionado à fraude?

Para Bento, essa é uma pergunta capciosa. Vale a pena tentar se a intenção é reverte o caso e efetivar a compra. Não acontece sempre. “Às vezes, é uma questão de “nome amigável” em que o cliente não reconheceu o nome da empresa, mas pode ser também o caso de um “fraudador profissional” que vai negar, criar desculpas e o problema continuará.

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