Ter o negócio orientado à tecnologia pode parecer mais simples nos dias de hoje, em meio a discussões sobre inteligência artificial, internet das coisas, big data e a grande disponibilidade de informação e conteúdo na Internet. A realidade, contudo, é um pouco mais complexa se levarmos em consideração que a melhor solução tende a nascer da convergência de tecnologias, do domínio sobre elas e de sua aplicação em diferentes mercados. E só sendo uma empresa Technology Driven para ter o fôlego necessário para cumprir essa tarefa com sucesso.
O compromisso de uma Technology Driven é manter a liderança tecnológica no mercado por meio da inovação constante e do reconhecimento de tecnologias emergentes. Outra questão importante é disseminar a tecnologia entre os colaboradores e para os clientes, que assim conseguirão entendê-la para identificar as soluções para os seus próprios problemas.
Com esse direcionamento de negócio, a Tecsys do Brasil – empresa de soluções customizadas para as áreas de Broadcast, Broadband, Embedded e Smart Grid – aplica grande parte do seu investimento em Pesquisa e Desenvolvimento.
Mais de 70% da empresa é composta por engenheiros e técnicos experientes que pesquisam, desenvolvem e aplicam tecnologia. Eles estão olhando para os temas do momento como IoT, aplicações de inteligência artificial, 5G, processamento distribuído, eficiência energética e sistemas de armazenamento de energia, para descobrir como desenvolver algo que irá servir lá na frente”, afirma o diretor da empresa, Hugo Moura.
Technology driven: dos primeiros passos à maturidade
Localizada em um dos polos industriais e tecnológicos mais importantes do Brasil, São José dos Campos, a Tecsys nasceu orientada para clientes específicos (Broadcast), mas nos últimos 5 anos tornou-se orientada à tecnologia. Isso aconteceu à partir da observação estratégica dos sócios de que todo o esforço no desenvolvimento de soluções tecnológicas bem-sucedidas para a área de Broadcast poderia ser empregado também para outros mercados.
Paralelamente ao desenvolvimento de “pacotes de tecnologia” para atender necessidades específicas de cada cliente (desde transmissão até multiplexação e criptografia) foi criada uma biblioteca de soluções, um verdadeiro repositório tecnológico.
“Usamos toda nossa experiência com transmissão de TV, por exemplo, em uma solução que transmite sinal do sensor de monitoramento de rede elétrica.
Em resumo, utilizamos o conhecimento tecnológico que está ‘dentro de casa’ para solucionar problemas de outros segmentos de mercado, como é o caso das distribuidoras de energia”.
A maturidade de uma companhia orientada a tecnologia pode ser observada pelo domínio do fazer, em que as expertises combinadas de um jeito ou de outro, atendem empresas dos mais variados ramos. “Dominamos uma tecnologia e buscamos aplicações delas para diferentes clientes. Uma empresa technology driven atende as necessidades de vários segmentos de clientes, pois a força está na tecnologia”.
As forças tecnológicas
Duas áreas de excelência são consideradas primordiais para sustentar esse posicionamento:
- A primeira delas é a Engenharia de Aplicação, desenhada justamente para encontrar aplicações para conceitos já dominados em novas empresas e novos mercados;
- A outra é a de Pesquisa e Desenvolvimento, importante uma vez que é necessária a constante inovação em busca de novas soluções.
De acordo com o diretor, os produtos da Tecsys são voltados para a área de C3I (comando, controle, comunicações e inteligência). “Nesse contexto, todas as tecnologias aplicadas são soluções a procura de problemas. O que você quer comandar, comunicar, controlar ou decidir de maneira inteligente?”.
Para conhecer as soluções e equipamentos customizados, clique aqui e acesse a página da Tecsys do Brasil.