A transformação digital na saúde é algo que veio para ficar. Por isso, é cada vez mais necessário que médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e os demais profissionais do setor saiba como se preparar para atender melhor os pacientes usando os recursos tecnológicos.
O professor Luiz Henrique Hargreaves, coordenador dos cursos de Enfermagem da Faculdade Unyleya, entende muito sobre esse tema e conversou conosco. Prossiga a leitura e acompanhe!
A transformação digital na área da saúde
Para Hargreaves, a transformação digital na área da saúde pode ser definida como uma nova forma de enxergar o setor, com o foco na tecnologia, no uso de dados, gestão de processos e mudança organizacional.
A partir disso, ele acredita que é possível trazer diversos benefícios para a equipe de saúde, mas, sobretudo, para os pacientes.
Os benefícios da transformação digital para os pacientes
Hargreaves comenta que, para os pacientes, o uso de recursos digitais nas clínicas, consultórios e hospitais traz inúmeros benefícios.
Ele cita alguns exemplos: “A transformação digital na saúde otimiza diversos processos como as consultas, possibilita o atendimento por telemedicina, facilita o acesso da equipe de saúde ao prontuário do paciente, aos exames e pedidos de pareceres, no diagnóstico e tratamento, bem como, no monitoramento de diversos parâmetros que envolvem a saúde do paciente, além da redução de custos em diversos setores”.
O professor também comenta que o compartilhamento de informações é algo que beneficia muito os pacientes.
Em suas palavras: “Há integração de dados de tal forma a permitir que informações referentes a procedimentos e consultas realizadas com diversos profissionais possam ser integradas, permitindo, inclusive, o compartilhamento de imagens e exames com outros serviços em outras localidades, até mesmo em outros países”.
A preparação dos profissionais da saúde na transformação digital
Hargreaves acredita que a transformação digital da saúde vai muito além da implementação de recursos tecnológicos no estabelecimento.
“Antes de tudo, os profissionais precisam entender a necessidade e a importância da transformação digital, os recursos e possibilidades envolvidas e os processos que serão necessários. Isso inclui a mudança na gestão de processos, bem como na cultura e na organização cultural e de métodos utilizados na assistência ao paciente”, afirma o especialista.
Ele ainda observa que toda mudança de processo de trabalho deveria ser tratada como um projeto, e que todas as transformações necessárias dependem de um diagnóstico correto e adequado para a realidade de cada serviço.
A importância da educação e do treinamento para a transformação digital na saúde
“Habilidades em diversas áreas do conhecimento também fazem parte do processo de transformação digital, em um movimento que é irreversível, no que diz respeito a uma nova forma de abordar, acessar, diagnosticar, tratar e portanto, beneficiar sob diversos aspectos, a saúde do paciente”, comenta Hargreaves.
De tal forma, o professor pensa ser fundamental que haja educação e treinamento na saúde para a transformação digital e isso deve ocorrer com diferentes perspectivas.
Os estabelecimentos de saúde podem fornecer cursos e treinamentos para todos os seus colaboradores. Dessa forma, os profissionais se especializam cada vez mais e conseguem se manter atualizados com as novas tecnologias.
Quer saber mais sobre esse tema? Então, leia agora o nosso artigo que mostra como equipamentos com IoT otimizam instalações de saúde.
Tags