Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

transformacao-digital-saude

3 benefícios da transformação digital na área da saúde

O setor da saúde também está sendo impactado pela transformação digital em toda a América Latina.  Segundo dados da IDC, o investimento em tecnologias na região deve atingir US$ 1.931 milhões em 2022. Por outro lado, tanto os sistemas públicos quanto os privados enfrentam desafios complexos, como as mudanças demográficas e o aumento da obesidade na população.

Com processos ultrapassados e muita burocracia, o sistema de saúde acaba com custos maiores – o que reflete no bolso da população. Mas com a transformação digital, este cenário pode mudar, fazendo com que haja a otimização do tempo de deslocamento do paciente pelos hospitais, além de auxiliar na eficiência do trabalho dos médicos, desde o registro inicial até a alta.

Confira agora três benefícios da transformação digital na área de saúde.

1: Trabalhar de forma mais inteligente e colaborativa

A informação ao paciente deve ser rápida e assertiva. E para isso, a recomendação de Bill García, diretor da Vertical de Saúde da Ricoh América Latina é garantir que os fornecedores estejam conectados e se comuniquem facilmente. “Assim, os pacientes recebem um melhor atendimento, de forma mais eficiente e descomplicada”, explica.

Ele também pontua que a transformação digital garante uma comunicação efetiva. “Os sistemas de assistência médica se concentram no gerenciamento de custos e os serviços compartilhados ajudam a obter menores custos, ao mesmo tempo em que dão suporte aos médicos no atendimento ao paciente”.

2: Digitalizar com uma infraestrutura otimizada

Os sistemas de saúde precisam de uma infraestrutura e serviços escaláveis, que possam lidar com maior largura de banda, armazenamento e outros recursos de desempenho.

“A computação em nuvem é um ótimo recurso, já que possibilita acesso remoto, em tempo real, e se adapta facilmente às necessidades do usuário, sem limite de logins por vez”, afirma o profissional. Dessa forma, o gerenciamento de informações se torna assertivo, rápido e fluído, além de trazer uma maior segurança para os dados críticos.

3: Garantir integração e consolidação eficientes

García afirma que embora os sistemas de saúde continuem a usar fusões e aquisições como uma forma de operar com mais eficiência e rentabilidade, ainda enfrentam os desafios da integração, desde a padronização até a gestão da marca.

“Com a digitalização, essa padronização de processos e fluxos de trabalho será ágil, pois haverá a eliminação de redundância de dados e acúmulo de informações imprecisas, bem como a criação de uma experiência de usuário unificada e humanizada”, diz.

Não há dúvidas de que estas tecnologias facilitam a rotina dos hospitais e companhias, principalmente na captação e no gerenciamento das incontáveis informações recebidas e capturadas por dia, reduzindo o risco e possibilitando melhorias contínuas no atendimento e na experiência do paciente.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar