As ferramentas de analytics proporcionam às indústrias um novo poder de gestão. Informações mais detalhadas, à disposição para auxiliar na tomada de decisões estratégicas e operacionais. O Analytics na indústria é um meio de melhorar a inteligência comercial e os controles de planejamento, que, por fim, ajudam a empresa na manutenção e aumento da sua competitividade.
As informações gerenciais são consolidadas de maneira rápida, por meio de um acompanhamento real e diário. “O resultado é que as definições estratégicas da empresa passam a ser mais assertivas e o processo para se chegar a elas, muito mais simples”, afirma a diretora dos segmentos de manufatura e logística da TOTVS, Angela Gheller Telles.
Informações que Analytics oferece à indústria
A adoção do Analytics na rotina industrial tem benefícios diretos para os resultados do negócio, como aumentar a produtividade do time comercial e a lucratividade da empresa.
Segundo Angela, com os indicadores comerciais em mãos, o gestor consegue saber, rapidamente, como foram as vendas por produto ou região, qual foi a margem de lucro e como está a sua distribuição. Além disso, existem visões sobre o perfil de consumo dos clientes, os que mais compram e os que precisam ser trabalhados pelos times em campo.
De um smartphone, em qualquer hora e lugar, é possível fazer a gestão à vista dos negócios e, assim, aumentar a produtividade das equipes comerciais.
E no financeiro, como o analytics auxilia a indústria?
Para Angela, outro exemplo claro do poder do analytics é na saúde financeira dos negócios. A indústria precisa ser bastante organizada nos processos de recebíveis e pagamentos, principalmente quando lida com diferentes fornecedores de matérias-primas.
Para facilitar, os dashboards mostram esses recebimentos por modalidade ou por cliente/ fornecedor – também é sinalizado se houve algum atraso, que implicou em juros para a empresa, para evitar este tipo de custo em uma próxima situação.
“Pensando na manutenção dos negócios, o Fast Analytics traz análises da inadimplência dos clientes, informações que são avaliadas automaticamente em um painel para que o gestor possa tomar ações para reverter o cenário, antes que a situação possa prejudicar a saúde financeira da empresa”, finaliza.