Em mais uma entrevista de nossa série “Mulheres na Tecnologia”, conversamos com  Andrea Mannarino, Diretora de Operações da GlobalHITSS, uma empresa de Serviços TI do Grupo Embratel.

Neste bate-papo ela nos conta sobre sua formação, seus desafios e conquistas, e ainda dá dicas de grande importância para outras mulheres que estão começando ou querem iniciar sua carreira no setor da tecnologia e inovação.

Continue lendo e confira mais do que ela contou na conversa com o Futurecom Digital!

Quem é Andrea Mannarino?

Sou Diretora de Operações da GlobalHITSS (empresa de Serviços TI do Grupo Embratel). Sou analista de sistemas, formada pela PUC Rio de Janeiro. Também possuo formação em Master Black Belt, focada em Transformação Digital, Desenvolvimento Ágil e Analytics. Tenho mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, dos quais atuo há 17 anos na Embratel. 

Amo o que faço e trabalho com brilho nos olhos. Um dos meus maiores hobbies é fazer exercícios todos os dias. Sou casada com Luiz Antonio, mãe da Yasmine, meu maior orgulho e amor. 

Tenho uma filha do coração, a Thais, uma netinha também do coração, a Alice, e um neto de quatro patas, o GIN. Venho de uma família de descendência italiana. Adoro minha família e comemorar a vida.

Como é um dia de Diretora de operações de TI da GlobalHITSS?

O trabalho na diretoria de Operações de TI é sempre desafiador. Hoje, lidero uma equipe com mais de quatro mil pessoas, atuando em iniciativas que vão desde processos de TI até inovação, sendo responsável pelas operações de TI dos nossos clientes. Temos dias longos, mas sou muito feliz de poder viver e atuar desta forma. 

Estou em uma fase da minha carreira que o mais importante é me sentir realizada profissionalmente, e encontro isso na GlobalHITSS e Embratel. Tenho um time antenado e alinhado comigo. É gratificante ver o trabalho em equipe, a evolução profissional das pessoas e as entregas de qualidade aos clientes. 

Trajetória: o que te levou ao mundo da análise de sistemas?

Comecei minha carreira cursando engenharia, na PUC do Rio de Janeiro. Neste momento, perdi meu pai e precisei começar a trabalhar e a estudar à noite, mudando de curso. A minha opção foi: Informática. Descobri um novo mundo, pelo qual me apaixonei. Desde então, segui carreira no mundo digital.

Como você enfrentou e enfrenta os desafios da sua carreira?

Acho fundamental que as pessoas estejam sempre inovando. Inovar e se atualizar é a chave para enfrentar desafios. Eu enfrento os meus inovando e me atualizando sempre, sem medo de nada. Inclusive, desafios me encantam. Eles são ótimas oportunidades de crescimento.

Quais qualidades te levaram ao sucesso?

O mundo corporativo é cheio de surpresas e o importante é pensar em soluções e buscar alternativas para os desafios, que são constantes. 

Outro ponto extremamente importante para o sucesso de qualquer profissional é sempre trabalhar em time, valorizando sua equipe e parceiros, e desenvolvendo projetos em conjunto. 

Também considero que uma das chaves para o sucesso é ter um olhar positivo para os cenários que se apresentam no dia a dia. Esse olhar sempre pelo viés positivo nos impulsiona a superarmos obstáculos e encontrarmos soluções.

Liderança: quais dicas você daria para novas integrantes em carreiras de tecnologia?

“Pense sempre diferente, busque soluções e inovações para sua carreira. Dê importância ao seu time e ame o que faz.”

Quer conhecer outras mulheres inspiradoras do setor? Leia também a terceira entrevista de nossa série Mulheres na Tecnologia, com Sandra Maura, CEO da TOPMIND!