Com o crescimento de aquisição de Smartphones pelos brasileiros cada vez mais rápido,  começaram a surgir diversas soluções relacionadas a pagamento por meio de dispositivos móveis. Dentre elas, a que se vem se destacando no mercado brasileiro é a utilização de pagamentos por meio de aplicativos dentro do celular; e dentre esses serviços um começou a ganhar popularidade mais recentemente: O pagamento via realidade aumentada. Basicamente, usa-se o o mesmo tipo de aplicativo de e-commerce, segundo o diretor acadêmico dos cursos de MBA da FIAP, Eduardo Endo. Conversamos com o especialista sobre como o sistema funciona e suas vantagens. Confira:

De que maneira a realidade aumentada para realizar pagamentos?

Com o grande crescimento de aquisição de Smartphones pelos brasileiros, começaram a surgir diversas soluções relacionadas a pagamento por meio de dispositivos móveis. Dentre elas, a que se vem se destacando no mercado brasileiro é a utilização de pagamentos por meio de aplicativos dentro do celular. Basicamente funciona da seguinte maneira: o cliente baixa um aplicativo que tem um “convênio” com o estabelecimento, cadastra seus dados no aplicativo incluindo dados de pagamento e ao efetuar uma compra a transação entre o cliente e o estabelecimento normalmente ocorra por meio da geração de um QR-CODE que nada mais é que um código de barra que consegue transferir muito mais informações que um código de barras normal. A transação se completa utilizando a câmera do celular que consegue detectar este código e validar a transação.

O mercado brasileiro está preparado para isso?

Este tipo de transação segue o mesmo padrão que as transações normais via aplicativo, ou seja, o mesmo processo que ocorre quando compramos algo em um aplicativo de e-commerce ocorre em uma transação deste tipo. O grande diferencial está na forma onde este contrato entre cliente e fornecedor é feita, uma vez que esta validação ocorre por meio da utilização da câmera do celular e o uso de um QR-CODE.

Isso é uma novidade ou já existe alguma técnica que usa realidade aumentada?

A utilização de QR-CODE é algo antigo, porém a sua utilização para este tipo de transação é recente e tem sido amplamente utilizada no Brasil para pagamento via aplicativos.

Qualquer serviço pode ser pago com realidade aumentada?

Não, neste processo sempre existe um “aplicativo” que faz o papel de “meio de campo” entre o cliente e o fornecedor, ou seja, tanto o cliente quanto o fornecedor devem estar “ligados” a este aplicativo que tem uma empresa por trás. A grande vantagem da associação do comércio com este aplicativo é que pode-se inserir campanhas, mapear seus clientes e criar processos de fidelização. Do lado do cliente os ganhos normalmente são voltados para fidelização e facilidade de pagamento.