As soluções oferecidas via Big Data Analytics para meios de pagamento são importantes para identificação de informações contextuais, das mais simples (padrões de consumo, horários em que consumidores normalmente compram e volume de compras) até dados mais complexos, como se o cliente está ou não em determinada loja, que item vai adquirir e se ele tem perfil social, casual ou esportivo, por exemplo.

Na opinião do head of global solutions center & innovation da Stefanini, Breno Barros, utilizando indicadores vindos de soluções de Analytics é possível a empresa ter insights sobre microsegmentos de decisão dos consumidores e, assim, criar campanhas de marketing mais focadas e atuar de forma mais assertiva, gerando novos resultados de negócios.

Vale lembrar que os indicadores extraídos desses relatórios estão diretamente relacionados com o objetivo de negócio. Com isso a empresa é quem define quais dados irá cruzar a fim de criar um relatório. O professor e coordenador do curso de MBA em Big Data da FIAP, Celso Poderoso, lista três possibilidades de frente de trabalho quanto aos relatórios.

1 – Redes Sociais

Análise do perfil de clientes e fornecedores e do sentimento em relação aos produtos e marcas.

2 – Logs de POS

Avaliação de desempenho de ligações (telecom) e de problemas do equipamento.

3 – Internet das coisas

Será cada vez mais possível colocar tags em equipamentos para coletar dados de qualquer dispositivo. Isso permite compreender o deslocamento e demais características do ambiente onde o equipamento é usado.