Implantar a cultura DevOps traz uma série de benefícios para as empresas, mas ainda é um grande desafio: segundo pesquisa, a maioria dos líderes de TI entrevistados acreditam que a comunicação entre segurança de TI e desenvolvimento de software precisa melhorar muito para que se consiga sucesso.
Liderada pelo pesquisador Vanson Bourne, o estudo analisou as práticas de 1.310 tomadores de decisão de TI – tanto de grandes empresas, quanto de PMEs – ao redor do mundo em relação ao DevOps. Os entrevistados estão em estágios diversos da implementação da cultura DevOps enquanto integram os times, o desenvolvimento de aplicações, as operações de tecnologia da informação e a segurança, tudo isso a fim de ganhar em agilidade.
Distância entre equipe é principal entrave
Um dos grandes destaques apresentados é o grande percentual de especialistas alegando que a comunicação no departamento de TI ainda precisa melhorar. 89% dos entrevistados afirma que os times de desenvolvimento de software e segurança de TI precisavam ter contato mais próximo, enquanto 77% afirmou o mesmo sobre desenvolvedores, segurança e operações. Um terço (34%) disse ainda que esses silos dificultam a criação de uma cultura DevOps na organização.
“A história do desenvolvimento de software mostra que os maiores e melhores progressos nos processos nunca acontecem rapidamente devido à variável mais valiosa, as pessoas, que têm padrões de comportamento e componentes culturais já existentes”, conta Steve Quane, vice-presidente executivo de defesa de rede e segurança para nuvem híbrida na Trend Micro. “Organizações implementando uma estrutura DevOps precisarão de forte direcionamento, mas a segurança não pode ser esquecida durante essa transição”, enfatiza.
Cultura DevOps: Boas práticas
Os profissionais indicam, neste mesmo estudo, as melhores formas de impulsionar essa mudança cultural:
– Criar uma maior integração entre os times (61%);
– Estabelecer objetivos comuns (58%)
– Compartilhar experiências de aprendizado entre as equipes (50%).