Usuários de meios de pagamentos digitais não são todos iguais. Cada consumidor procura por ferramentas que se adequem às suas necessidades e que resolvam seus problemas. Uma pesquisa da Accenture identificou quatro perfis de consumidores digitais e as ferramentas mais indicadas para cada um deles.

Veja quem são eles e o que procuram, a seguir.

  1. Empreendedores Grupo formado por pessoas com renda financeira mais alta, geralmente imigrantes digitais que costumam seguir regras e tem necessidades financeiras mais complexas. Costumam usar cartão de crédito e pretendem continuar usando esse meio de pagamento, mas de maneira virtual e buscam por serviço de consultor financeiro pessoal.
  2. EquilibradoresPessoas com uma renda financeira mais baixa. São avessos à novas tecnologias e demandam uma maior educação por parte dos desenvolvedores sobre vantagens de ferramentas disruptivas. Usam pagamento digital com pouca frequência e temem pela segurança de seus dados. Para eles, o ideal é oferecer aplicativos de pagamentos e controle de contas.
  3. ExperimentadoresGrupo mais jovens em há mais millennials, logo a necessidade financeira é mais simples, mas buscam por experiências mais simples e ágeis que entreguem o que buscam sem dificuldade. Wearables e pagamentos via mídias sociais estão entre as soluções que podem ser desenvolvidas para eles.
  4. ExploradoresHá millennials e pessoas com maior renda financeira nesse grupo. Dentre as ferramentas de pagamento digital pode-se oferecer o pagamento mobile dentro de lojas físicas, check-out online, além do saque em caixas eletrônicos usando smartphones.