A computação quântica emerge como uma força disruptiva, prometendo revolucionar diversos setores e abrir um mundo de oportunidades para novos negócios. Essa tecnologia inovadora utiliza os princípios da mecânica quântica para realizar cálculos complexos a velocidades inimagináveis para os computadores tradicionais.
Gigantes da tecnologia como Google, IBM, Microsoft, Amazon e Intel investem pesadamente em pesquisa e desenvolvimento da computação quântica. Startups inovadoras também estão surgindo nesse campo, impulsionando o avanço da tecnologia.
“A computação quântica é uma tecnologia emergente, que superará os atuais e mais modernos computadores. Ela se distingue pela capacidade de utilizar a mecânica quântica na resolução de problemas e desafios complexos do nosso planeta”.
Quem faz essa afirmação é Paulo Watanave, head of Data & Analytics na NAVA Technology for Business. Ele nos cedeu entrevista e explicou detalhes sobre o que é a computação quântica e como ela pode ser aplicada nos negócios. Para conferir, siga a leitura!
Entenda o que é a computação quântica
A computação quântica pode ser definida como um ramo da informática baseado em princípios da superposição da matéria e no entrelaçamento quântico, utilizados para desenvolver recursos computacionais diferentes dos que conhecemos.
No entender de Watanave, a computação quântica será essencialmente utilizada para resolver cálculos extremamente complexos e dispendiosos. De tal forma, poderá ser usada por empresas dos mais diversos segmentos.
Empresas como JPMorgan Chase, Volkswagen e BASF já estão explorando a computação quântica para otimizar seus processos, desenvolver novos produtos e serviços e obter vantagem competitiva.
Diferenças entre a computação quântica e a computação tradicional
Watanave explica que, do ponto de vista de resultado, a computação quântica certamente fornecerá a capacidade de resolver alguns problemas extremamente complexos em uma velocidade exponencialmente maior do que os computadores tradicionais.
“Os problemas complexos são resolvidos utilizando-se elementos fundamentais da mecânica quântica, por meio da elaboração de algoritmos probabilísticos, explicados pela natureza de sobreposição do valor do qubit, em que considera-se a probabilidade do seu valor ser 0, 1 ou uma sobreposição quântica de 0 e 1”, diz o especialista.
Ela ainda comenta que, “a probabilidade de o qubit sofrer um colapso para uma forma ou outra é determinada pela interferência quântica. Na computação tradicional o bit oferece valores determinísticos, ou seja, 1 ou 0”.
Principais aplicações da computação quântica nos negócios
No entender de Watanave, a computação quântica deverá ser usada pelos negócios para solucionar problemas que requeiram uma quantidade expressiva de cálculos.
Assim sendo, a matemática aplicada, a inteligência artificial quântica, o treinamento de modelos de deep learning, a cibersegurança, entre outros, são exemplos de aplicações relacionadas a essa modalidade de computação.
O representante da NAVA Technology for Business listou alguns exemplos de utilização da computação quântica em negócios de diferentes áreas. Veja:
Econômica e Finanças
- Realização de análise e simulação de portfólios de ações para tomada de decisão em investimentos; e
- Detecção de fraudes mais eficaz e otimização de riscos em tempo real.
Medicina
- Pesquisa e desenvolvimento de ciências médicas (por exemplo, análise de sequências de DNA, que geralmente são grandes);
- Bioengenharia e telemedicina com base em processamento complexo de imagem e análise;
- Diagnóstico mais rápido e preciso de doenças críticas, como o câncer; e
- Descoberta e produção de medicamentos em escala.
Ciências Naturais
- Previsão e análise de séries temporais;
- Análise do genoma vegetal; e
- Aplicações agrícolas e de plantio.
Tecnologia da Informação
- Pesquisas de dados e análise de grandes armazéns de dados; e
- Testes de software e simulações que são muito complexas e demoradas para os computadores atuais.
Essa tecnologia pode trazer benefícios como:
- Aumento da produtividade e da eficiência.
- Redução de custos e otimização de recursos.
- Desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores.
- Criação de novos modelos de negócios e oportunidades de emprego.
Desafios para a implementação da computação quântica nas empresas
Perguntamos a Watanave quais são os principais desafios para a implementação da computação quântica nas empresas. Segundo o especialista, o alto custo dessa tecnologia é um dos principais fatores que impedem que ela se torne popular.
Em suas palavras: “O hardware quântico e sua manutenção são extremamente caros e são encontrados ainda em desenvolvimento nas universidades e laboratórios de pesquisa. Um dos maiores desafios atuais da computação quântica é certamente a construção desses computadores”.
Além disso, segundo o especialista: “Os computadores quânticos ocupam, fisicamente, muito espaço para simulação de um ambiente. Para manter a estabilidade dos qubits, por exemplo, os equipamentos são mantidos em ambientes extremamente frios, com temperaturas abaixo de zero, algo impraticável no ambiente dos negócios”
No entanto, as oportunidades para novos negócios e startups são imensas. Empresas que se prepararem para a era da computação quântica estarão na vanguarda da inovação e do crescimento.
LEIA MAIS
- Como o profissional de tecnologia pode se preparar para ferramentas de Inteligência Artificial?
- Machine learning: a evolução da Inteligência Artificia
- Além do ChatGPT: Conheça 5 ferramentas de Inteligência Artificial
- AIoT: O que é a Inteligência Artificial das Coisas?
- Semicondutores: o impacto da escassez no mercado