Agile é uma adaptação para entregar soluções corporativas capazes de responder com velocidade a enxurrada de dados e informações provenientes de cada vez mais pessoas e dispositivos conectados. Uma soma de práticas e métodos aplicados à indústria de softwares, que incrementa e traz dinamismo para o seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que assegura a competitividade dos negócios.
Um dos primeiros problemas decorrentes do desalinhamento tecnológico social e corporativo foi a inconsistência das redes, prejudicando a experiência do usuário. Além disso, a indústria encontra dificuldades crescentes de controlar os direitos de acesso, a segurança dos usuários e a previsibilidade da quantidade dos acessos móveis. Sendo assim, para aumentar a produtividade e atender às necessidades do público, as redes demandam a sua reconstrução.
Surge assim, o agile, como uma solução para os problemas atuais e futuros das redes, instituindo os fundamentos do desenvolvimento ágil. “Trata-se de uma filosofia e visa nortear atitudes e comportamentos. Um movimento contrário ao uso de metodologias tradicionais de engenharia de software que prezam por documentações detalhadas no processo de desenvolvimento, e que foca no cliente, com pouca documentação e mais produtividade“, explica o professor do Departamento de Ciência da Computação da FEI, Plinio Thomaz de Aquino Junior.
De uma forma geral, otimiza o resultado operacional ao abreviar os processos por meio da correção de softwares e da união de diversas técnicas tradicionais a novas práticas, como oferecer resposta direta a problemas localizados no percurso. O agile ainda prioriza a experiência do usuário sobre o rigor dos processos de desenvolvimento em si. Com isso, a contribuição e a opinião dos usuários ganham importância e são usadas para melhorar a solução de software no método agile.
“O agile define um conjunto de práticas para projetos de software que são consideradas inovadoras por quebrar determinados paradigmas“, continua Aquino Junior. A partir do manifesto agile, foram desenvolvidos princípios a serem seguidos, e o professor apresenta os principais deles, que norteiam o desenvolvimento de softwares:
- Motivar para que todos participem do processo de construção do produto, considerando planejamento, execução, entrega e avaliação;
- Priorizar a entrega de valor de negócio ao cliente;
- Conscientizar que todos os participantes do projeto são responsáveis pelo gerenciamento das atividades e que todos são responsáveis pela entrega do produto;
- Adotar as cerimônias de abertura (planejamento), de gestão (reunião diária) e fechamento (revisão e retrospectiva) de cada ciclo de entregas (Sprint);
- Manter disciplina na execução das regras que norteiam cada uma das cerimônias.