Também conhecido como “mineração de dados”, não podemos falar de Data Mining sem antes falarmos sobre Big Data. Esse termo surgiu quase na virada do século 21, mais precisamente no ano 2000, para explicar a enorme quantidade de dados gerados por conta da expansão da tecnologia e do ambiente virtual.

Todos esses dados gerados – e em crescimento –, por sua vez, não são estruturados, sendo preciso a criação de técnicas, ferramentas e pessoas capacitadas para a análise e interpretação desses grandes conjuntos de dados. Isso é o Big Data. Grandes dados.

Mas como, na prática, é possível encontrar as melhores e mais importantes informações que determinado negócio precisa no meio de tantos dados? Justamente por meio da mineração deles – o Data Mining.

  1. Previsão de tendências do mercado

O Data Mining pode ajudar na identificação de tendências de mercado de várias maneiras como, por exemplo, recolhendo dados de épocas do ano em que há mais clientes adquirindo seus serviços – sendo possível antecipar momentos no futuro.

Com a mineração de dados também é possível consultar os assuntos mais frequentes e que geram mais engajamento nas redes sociais para saber como planejar estratégias de marketing e comunicação com mais resultados.

  1. Auxílio na gestão de crises

Sim, os dados extraídos na mineração também podem te ajudar a evitar e, até mesmo, contornar determinadas crises na empresa, sejam de imagem, financeira e de outros tipos.

Isso porque é possível realizar um monitoramento em tempo real do ambiente virtual, o que te ajuda a verificar pontos negativos na opinião dos consumidores, por exemplo, e, assim, tomar decisões rápidas e assertivas.

  1. Análises mais precisas

Data Mining ajuda a colher e organizar informações dentre um mar de dados. Dessa forma, as análises são bem mais precisas, pois é possível classificar todas as informações de acordo com prioridades que você identificou previamente. Então, automaticamente, os dados recolhidos vão para os locais certos que você definiu – reduzindo o trabalho de organização, inclusive.

  1. Diferencial competitivo

Uma estratégia que pode ser utilizada com a mineração de dados é a comparação das informações levantadas da sua empresa com as informações de seus principais concorrentes. Com isso, pode-se aprimorar o seu marketing, desenvolver produtos e serviços melhores e fortalecer a sua marca.

  1. Empresa bem informada sobre o seu mercado

Com o Data Mining, você consegue coletar qualquer informação sobre a sua área de atuação e em diversos locais, como em sites e em redes sociais. Isso é ótimo para você descobrir o comportamento do seu consumidor e criar melhores experiências para ele, como explica Ricardo Ferreira, COO da Cinnecta:

“Uma das principais aplicações de data mining nos negócios é permitir o conhecimento do comportamento do consumidor. Analisando dados históricos e identificando padrões de comportamento, é possível planejar as ações de relacionamento com os consumidores de forma a maximizar os resultados e proporcionar melhores experiências aos clientes. O consumidor geralmente possui um comportamento previsível, com rotinas bem definidas. Os critérios que determinam as decisões de consumo tendem a se repetir”.