O que antes estava restrito a pessoas físicas, agora as empresas também podem ter acesso. Ou seja, a abertura de uma conta digital – até mesmo feita por um banco – pode ser 100% digital.
Essas modalidades que reduzem e até isentam algumas tarifas bancárias já têm ganhado adeptos pelo Brasil com o surgimento de várias instituições e fintechs de olho nessa fatia de mercado.
“As empresas vão ganhar muito com a eficiência operacional e redução de tarifas. A ineficiência é o principal custo que os bancos estão impondo às empresas atualmente; é um custo escondido, mas muito relevante”, avalia o fundador e CEO da fintech PJ Bank, Carlos Cêra.
As vantagens da conta digital para empresas
- Isenção e/ou redução de tarifas bancárias;
- TEDs gratuitos;
- Consulta ilimitada a saldo e extrato;
- Total mobilidade nas transações financeiras;
- Depósitos por meio de pagamentos de boletos via internet banking;
- Débito automático;
- Cartão de crédito e cartão corporativo sem taxas;
- Pagamento de funcionários, boletos, convênios e impostos;
- Saques nos bancos convencionais ou no banco 24 (no caso de o banco não tiver agência física);
- Acesso a linhas de crédito, empréstimos e financiamentos.
Cêra também destaca a agilidade nos serviços: “Os grandes bancos não conseguem atender os clientes de forma verticalizada e com agilidade. E com uma conta digital, aumenta-se em pelo menos 30% a produtividade das empresas. Além disso, com o aumento do número de contas digitais, mais soluções de nichos serão criadas e melhor e mais barato serão os serviços para as empresas”.