Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Agrishow 4.0: conheça tecnologias e startups presentes

Article-Agrishow 4.0: conheça tecnologias e startups presentes

Agrishow 4.0 conheça tecnologias e startups presentes (2).jpg
Por Juliana Chini, Fundadora da Sementis e Membro da Rural Insights.

Que a Agrishow é a maior feira de tecnologia do Brasil, você já sabe. Anualmente, Ribeirão Preto é destino de produtores e empresas do país e do mundo para conferir os lançamentos em tecnologia no agronegócio. Para acompanhar as tendências, as tecnologias emergentes têm sido cada vez mais presentes. Conheça quais são as startups que não podem faltar durante a sua visita.

As tecnologias emergentes são aquelas relacionadas à “Quarta Revolução Industrial” e possuem o potencial de transformar os negócios nos próximos 5 ou 10 anos. Um dos exemplos são os sistemas de IoT (Internet of Things, traduzido como Internet das Coisas), equipamentos geralmente embarcados de sensores e conectados à Internet que coletam e transmitem dados. Segundo um estudo da Berg Insight, o número de dispositivos wireless (sem fio) utilizados na produção agrícola atingiu 25,2 milhões em 2022

Outra tecnologia emergente que está em destaque no mundo é a Inteligência Artificial (I.A.). Um estudo da PwC estimou que a I.A. irá adicionar 15,7 trilhões de dólares no mundo até 2030. Segundo a própria I.A. (ChatGPT), a “Inteligência Artificial busca criar máquinas que possam agir de forma inteligente, tomando decisões e resolvendo problemas de maneira semelhante aos seres humanos”.

IoT, I.A., Blockchain, Big Data, Cloud, será que os produtores rurais estão utilizando estas tecnologias? Segundo o estudo “A Mente do Agricultor Brasileiro”, realizado pela McKinsey & Company em 2022:

  • Cerca de 50% dos agricultores já adotam ou estão dispostos a adotar tecnologias agrícolas para suas operações;
  • 71% dos agricultores pesquisados usam digital em sua jornada de compras;
  • Os agricultores brasileiros estão à frente dos estadunidenses e europeus na preferência por canais online de compra.

É por isso que na Agrishow será possível encontrar todas estas tecnologias e muitas por meio das startups, presentes como expositores no evento e que vão mostrar o que há de mais inovador no agro no momento. Confira alguma delas: 

Bem Agro 

“A Bem Agro é o ‘bem do agronegócio’ e se dedica exclusivamente ao processamento de dados à Inteligência Artificial, integrando diferentes veículos de capturas de dados, como drones, satélites e tratores em um único ambiente de forma simples, rápida e em um único local” Johann Coelho, CEO da BemAgro. 

A startup já possui mais de 5 milhões de hectares processados, 50 mil de mapas entregues em mais de 400 clientes ativos de cerca de 11 países. Devido ao sucesso nos resultados, em fevereiro de 2024, a Bem Agro anunciou a conclusão da rodada de equity privada pré-série A, com captação de R$10,2 milhões, liderada pela CNH, com participação da Rural Ventures, MMAgro e Agroven, e estruturação da AraraSeed e Action.

Você pode encontrar a startup no estande da CNH e na Agrishow LABS 2024 na Arena de Tecnologia e Inovação da Agrishow 2024, no stand S07.

Solinftec 

A Solinftec é uma agtech brasileira líder global em Inteligência Artificial e SaaS (software como serviço) para o agronegócio, que  já expandiu para mais de 11 países, com soluções que fornecem informações em tempo real de mais de 11 milhões de hectares, que permitem a tomada de decisões no momento adequado aos agricultores, com aumento da eficiência em todas as operações agrícolas e redução do impacto ambiental.

No estande da Solinftec na Agrishow, que fica localizado bem próximo à entrada principal do evento, será possível ver de perto o robô Sólix Ag Robotics. Além de ser autônomo e movido a energia solar, ele faz um raio-x completo da lavoura antes de qualquer ação e aplica herbicida com precisão, de até 95% do uso de herbicidas em fase de pós-emergência e 92% em operações de dessecação em pré-plantio. Durante o evento, a agtech também promete compartilhar mais resultados obtidos com o uso do robô. Vai ser uma ótima oportunidade para ver o Sólix operando e tirar umas fotos:

Solinftec.png

Fonte: Solinftec

“Através do robô Solix, a Solinftec tem colocado toda sua experiência de 17 anos convivendo ao lado do produtor, coletando dados de qualidades e possibilitando mais que insights, ação em tempo real. A I.A. da Solinftec utiliza todas as soluções já desenvolvidas como base de decisão, desde monitoramento de frotas, logística, rastreabilidade, clima dentre outras, todas desenvolvidas internamente com o foco no aumento de produtividade e tornando o produtor mais sustentável” - Leonardo Carvalho - Chief Global Strategy Officer da Solinftec .

Cromai

A Cromai é uma empresa de tecnologia que através da inteligência artificial identifica padrões em imagens para oferecer diagnósticos que permitam melhor embasamento na tomada de decisões agronômicas e industriais. Segundo a agtech, mais de 75 milhões de imagens e 600 mil amostras de impurezas vegetais foram analisadas pelo seu sistema, permitindo uma economia de até 65% dos defensivos contra ervas daninhas. Com estes resultados, no início do ano a empresa recebeu um investimento de R$17 milhões da TOTVS.

“A Cromai está gerando novas possibilidades de manejo e usando a inteligência artificial para evoluir a nossa base de conhecimento agronômico, que já é muito forte, mas com todos os dados que estão sendo gerados e com a capacidade de inteligência que esse tipo de tecnologia tem, de fazer correlações, vamos chegar a um novo momento, um novo paradigma de manejo”. Guilherme Castro - CEO e Cofundador da Cromai

Matchfood

A MatchFood - startup que possibilita a doação e o comércio eletrônico de alimentos frescos e processados - é parceira da Agrishow pelo segundo ano consecutivo em uma iniciativa para diminuir o desperdício de alimentos, promovendo a doação de marmitas para instituições sociais na Região de Ribeirão Preto.

“Fizemos ano passado, foi um sucesso gigantesco. Foram mais de 700 marmitas doadas, mais de meia tonelada de alimentos que não foram desperdiçados. Este ano a expectativa é aumentar ainda mais e ajudar mais a comunidade”, nos contou Leonardo Cruz, CEO e fundador da MatchFood, em entrevista para o Agrishow Digital.

Originalmente construída para atender as necessidades do público agro, a startup expandiu e, hoje, trabalha com toda indústria de alimentos, apoiando pessoas e negócios na doação, venda e compra de alimentos. “Felizmente estamos com mais de 70 entidades recebendo doações de alimentos gratuitamente e quase 10 mil downloads em nosso app”, completa Leonardo Cruz.

Durante a Agrishow 2024, a Matchfood irá lançar o seu novo app em seu estande no AgrishowLabs.

Mais startups e hubs de inovação

A organização estima que em 2024 haverá o dobro de startups que no ano anterior. A maioria ficará no espaço da Agrishow Labs, mas também em estandes próprios ou de parceiros como John Deere e Case CNH. Entre as startups que confirmaram a participação na Agrishow deste ano, temos: AgroScout, Agrotoken, ByMyCell, Cropman, Drop Agricultura, Ignitia, Metos Brasil e SmartSensing

Além das startups, os hubs de inovação também marcarão presença, como o PWC AgTech Innovation, o SUPERA Parque, Sebrae para Startups, Pulse Hub, Parque Tecnológico de São José dos Campos e Rural Ventures

Sem dúvida, a Agrishow será mais uma vez um ponto de encontro importante para a inovação no agro. Um ótimo evento a todos!

* Por Juliana Chini, Fundadora da Sementis e Membro da Rural Insights.

Quer ficar por dentro das principais novidades de tecnologias para o Agro? É só se increver na Newsletter Futurecom Agro!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar