Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gestão de dados eficiente da administração pública

No Brasil, a administração pública tem investido forte em novas tecnologias. E a pandemia - causada pelo COVID-19 - só acelerou esse processo.

A transformação digital tem modificado todas as áreas da sociedade na última década. Na gestão pública não é diferente.

Gestão de dados da administração pública no Brasil

No Brasil, a administração pública tem investido forte em novas tecnologias. E a pandemia - causada pelo COVID-19 - só acelerou esse processo.

Os cidadãos brasileiros têm se tornado cada vez mais críticos e exigentes com relação aos serviços oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federais e também com a gestão dos dados públicos.

Não à toa. Recentemente, o Governo teve uma de suas bases de dados públicos expostas por hackers. Por isso, fazer uma gestão de dados adequada é essencial.

Mas a gestão de dados é importante por outros motivos também. Com uma gestão adequada, os Governos conseguem transformar dados em informação.

Isso significa que é possível tomar decisões mais assertivas com base na análise de dados.

  • A gestão de merenda escolar fica mais precisa.
  • A gestão de suprimentos nos hospitais.
  • A gestão da vacinação na pandemia e posteriormente pode ser otimizada com base na gestão de dados.

Essa gestão acontece em diversos âmbitos da administração pública:

G2G

De governo para governo - que trabalha com a integração entre os serviços governamentais, reduzindo a redundância de informações e criando uma administração mais eficiente.

G2C

De governo para cidadão - democratização do acesso à informação, ampliando discussões públicas e agilizando processos.

G2B

De governo para empresas - providenciando informações e serviços aos investimentos e negócios, com interação entre indústrias e prestadores de serviço.

Exemplos de gestão de dados da administração pública

Além disso, a tecnologia digital na administração pública vai além dos algoritmos de captação, análise e gestão de dados. Recentemente, o TCU -  Tribunal de Contas da União - apresentou a Alice, um robô desenvolvido pela Controladoria Geral da União para identificar irregularidades em licitações e pregões eletrônicos da administração federal. O nome vem do Acrônimo de ‘Análise de Licitações e Editais’.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar