Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O desafio da agregação de dados no ambiente industrial

Existe um desafio complexo na indústria 4.0 que produz dados em grande escala, a agregação desses dados.

O ambiente industrial está passando por uma transformação digital intensa nos últimos anos e criando a Indústria 4.0. 

Segundo a ABDI, poderá gerar, a cada ano, redução de custos de até 73 bilhões de reais e ganhos de eficiência de até 34 bilhões de reais.

Confira como a agregação de dados beneficia a indústria 4.0 e os principais desafios enfrentados no vídeo abaixo!

 

Indústria 4.0

Máquinas inteligentes e automatizadas, sensores conectados transmitindo dados para ferramentas de analytics, sistemas e processos otimizados para produzir mais e melhor.

Esse é o novo cenário que está sendo construído para as indústrias no Brasil e no mundo.

No entanto, existe um desafio complexo dentro dessa indústria que produz dados em grande escala: a agregação desses dados.

O que é a agregação de dados?

Trata-se de um processo de coleta de dados brutos de várias fontes e da combinação e apresentação desses dados em um formato compreensível para análise posterior.

Esse processo se revela como um desafio porque a Indústria 4.0 tem como alguns princípios a operação em tempo real, a virtualização e automação de processos e a descentralização da operação, ou seja, a gestão complexa da indústria não é feita diretamente no local.

Isso significa que uma indústria comum pode gerar petabytes de dados a partir de várias máquinas e sensores. Armazenar e analisar isso de forma organizada, ou seja com a agregação de dados, é essencial para processos como manutenção preventiva que evita longas paradas no processo produtivo.

Quais os benefícios da agregação de dados?

A agregação de dados ajuda a minimizar desperdícios, a reduzir os custos gerais e com energia elétrica, diminui o risco de segurança para os colaboradores e também de erros na produção, além de controlar melhor o uso de matérias-primas.

O fato é que as novas tecnologias, em especial as que geram dados e analisam essas informações com foco na otimização de processos, vão modificar completamente o desempenho das indústrias, gerando maior produtividade e rentabilidade no longo prazo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar