Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Empregos remotos com o futuro da realidade aumentada

A realidade aumentada traz para o mundo real algum conteúdo criado digitalmente. Quais as possibilidades de empregos remotos no futuro?

A transformação digital e a tecnologia nos últimos anos vêm sendo responsáveis por suprir postos de trabalhos repetitivos e perigosos, e também pela criação de empregos cada vez mais especializados.

Para se ter uma ideia, provavelmente 85% dos empregos que vão existir em 2030 ainda não existem hoje, segundo dados do IFTF.

Realidade aumentada

Uma dessas tecnologias disruptivas é a realidade aumentada, que traz para o mundo real algum conteúdo criado digitalmente. 

Realidade aumentada x Realidade Vitural

Ela é diferente da realidade virtual, que recria todo o ambiente virtualmente.

Aplicações da realidade aumentada em empregos remotos

O profissional poderá ver, através de imagens, o ambiente de trabalho à distância, complementado por alguns elementos virtuais, tudo isso por meio de óculos de realidade aumentada.

Manutenção

Vai ser possível, por exemplo, olhar para um motor real de automóvel e ver o interior dele com as válvulas se mexendo e a explosão acontecendo.

Gestão de risco

Outra aplicação interessante e que tem benefício praticamente instantâneo de gestão de riscos de funcionários é na indústria. 

Os gestores podem verificar remotamente se os operadores estão utilizando os EPIs adequadamente em condições arriscadas.

Treinamentos e capacitações

A Realidade Aumentada também pode ajudar a otimizar os treinamentos e capacitações de funcionários e ajudar a organizar os processos de manutenção de máquinas industriais e equipamentos.

Realidade aumentada e a indústria 4.0

E estamos falando de aplicações apenas na Indústria 4.0. A realidade aumentada também será utilizada em vários outros setores como:

  • Saúde;
  • Agricultura Digital;
  • Engenharia Civil.

Como se preparar para o futuro da realidade aumentada?

Para atuar nessa área, é extremamente importante ter conhecimentos em sistemas operacionais móveis, em óculos de realidade aumentada e desenvolvimento 3D, por exemplo, além de outras habilidades e conhecimentos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar