Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Suplementação luminosa em lavouras e os benefícios desse processo

Article-Suplementação luminosa em lavouras e os benefícios desse processo

Suplementao luminosa em lavouras e os benefcios desse processo.jpeg
Saiba como funcionam e quais são os principais benefícios da suplementação luminosa associada à irrigação em pivôs centrais de grandes lavouras agrícolas.

Imgens: reprodução: Grupo Fienile.

Por muito tempo, fatores como genética, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, irrigação e manejo nutricional eram melhor manejados para elevar a produtividade de lavouras. Contudo, o fornecimento de energia luminosa sempre esteve na dependência da luz solar.

Mas essa dificuldade começa a ser vencida por meio da adoção da tecnologia de suplementação luminosa do cultivo agrícola por meio da instalação de painéis de iluminação artificial de alta eficiência em pivôs de irrigação.

Essa é a proposta desenvolvida pelo Grupo Fienile®, que permite não só irrigar água no sentido convencional, mas também irrigar luz sobre toda a lavoura de uma forma completamente controlável.

Para saber como funciona a suplementação luminosa e sua contribuição com o aumento da produtividade em diferentes lavouras, conversamos com a equipe do Grupo Fienile. Eles explicam como funciona essa tecnologia, além de indicar quais são os principais benefícios de seu uso.

Tecnologia pioneira e inédita de irrigação luminosa

Para que possam crescer e se desenvolver, todas as plantas realizam a fotossíntese. Para isso, as plantas precisam de água, sais minerais e luz. O que ocorre, porém, é que a oferta de luz varia tanto diariamente quanto conforme as estações do ano e a latitude de localização da área, tanto que em algumas regiões do globo é conseguida apenas uma safra agrícola por ano.

Com base nessa limitação, uma nova proposta começa a se basear na suplementação luminosa do cultivo agrícola. Nela são utilizados painéis de iluminação artificial de alta eficiência em pivôs de irrigação.

Desenvolvida pelo Grupo Fienile®, essa proposta que recebeu o nome de IRRILUCE, permite não só irrigar água no sentido convencional, mas também irrigar luz sobre toda a lavoura de uma forma completamente controlável.

O objetivo da suplementação luminosa é gerar estímulos para que as plantas se tornem mais eficientes no processo de fotossíntese. Juntamente com um aperfeiçoamento nas técnicas de manejo dos sistemas agrícolas, essa tecnologia tem proporcionado o alcance de altas produtividades”, complementam os representantes do Grupo Fienile.

A tecnologia está associada a um pivô de irrigação

Para que a tecnologia seja eficiente e otimize o sistema de produção, a empresa se aproveita do pivô de irrigação para fixação das lâmpadas, responsáveis por realizar a iluminação noturna das plantações.

O interessante neste sentido é, além da suplementação da radiação solar por meio da iluminação artificial com o pivô, a tecnologia não impede que o pivô realize suas funções básicas como irrigação.

A tecnologia está baseada em aproveitar a estrutura do pivô central para o fornecimento da iluminação artificial. Ela pode ser instalada em qualquer pivô e não tem contraindicação para qualquer cultura”, indicam os profissionais do grupo Fienile.

Ele explica também que já estão sendo desenvolvidos outros trabalhos para casas de vegetação, além de uma tecnologia para áreas de sequeiro.

Benefícios da suplementação luminosa artificial em produções agrícolas

Por meio dessa inovadora tecnologia, o Grupo Fienile consegue entregar ao agricultor uma solução tecnológica capaz de incluir diversos componentes para otimizar o sistema produtivo.

Com isso, muitos são os benefícios para agricultores e seus respectivos sistemas agrícolas de produção.

Percebemos que os principais benefícios observados pelos agricultores que já adquiriram a tecnologia estão relacionados ao aumento da produtividade, aumento da rentabilidade e o monitoramento mais detalhado da área de cultivo”, dizem os representantes do Grupo Fienile.

Esses benefícios são conquistados porque a irrigação artificial pode ser utilizada tanto no período noturno quanto em dias nublados.

A empresa detentora da tecnologia diz também que a iluminação artificial já foi empregada em um pivô de 100 hectares em Minas Gerais e trouxe bons resultados para a safra de verão 2019/20.

Nos primeiros dias de irrigação artificial foram projetados acréscimos de 57,3% na produção da soja, notando diferenças visuais bastante importantes entre as plantas, como mostrado na imagem abaixo.

com luz artificial.jpeg
*Conteúdo criado pela equipe da Agrishow, clique aqui para acessar o artigo original.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar