Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Neoenergia_Tecsys.jpg

Sensor Inteligente controla perdas e reduz custos no setor elétrico

Sensor inteligente avisa sobre a interrupção antes do cliente, informa a quantidade de afetados e gera dados que contribuem para redução de perdas

Por meio do programa de P&D do setor elétrico, 0,5% da receita operacional líquida é direcionada para projetos relacionados a Distribuição e mais 1% da receita operacional líquida para inovar em Geração e Transmissão.

Dessa maneira, o grupo Neoenergia - empresa que reúne as distribuidoras Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro​ (SP) – passou a investir em sensores inteligentes e Analytics para redução de perdas. Viabilizado com parceiros estratégicos, esse projeto atendeu critérios como:

  • Originalidade
  • Relevância
  • Aplicabilidade
  • Razoabilidade de custos

Foram dez anos de desenvolvimento, entre 2005 e 2015, até chegar ao produto que atende a realidade do sistema elétrico gerenciado pelo grupo.

“De forma objetiva, é ilustrado como o produto denominado “Sensor de Perdas” tornou-se um case de sucesso na identificação e localização das “perdas não técnicas” da distribuidora. Foram abordados os principais aspectos dessa solução, com destaque para a simplicidade de operação e confiabilidade dos resultados obtidos, demonstrando que a solução disponível é adequada para todos as empresas que desejam controlar suas perdas de forma eficaz e com custo reduzido”, comenta José Carlos Argolo, diretor da Tecsys do Brasil, empresa fornecedora de sensores inteligentes.

Problema e solução para o sistema elétrico

Havia uma questão para ser mais ágil com o cliente em caso de falta de energia elétrica, conta Gustavo Travassos, engenheiro especialista do Grupo Neoenergia, durante apresentação durante o Futurecom 2019.

“Dependíamos do informe do cliente, mas no mundo de hoje existe tecnologia para perceber a falta de energia antes disso, como a dos sensores inteligentes da Tecsys. Eles avisam sobre a interrupção antes do cliente, informam a quantidade de clientes afetados e ainda geram outros dados que, ao serem analisados, contribuem para redução de perdas.”

A utilização dos sensores inteligentes possibilita um diagnóstico da rede fornecendo informações úteis não somente para melhorar a qualidade do serviço, mas também para reduzir as perdas técnicas e comerciais.

imgem sensores.png

No geral, os resultados positivos dizem respeito a:

  • Redução da energia injetada;
  • Aumento da energia faturada,
  • Aumento da quantidade de clientes.

“Os sensores foram fundamentais para a coleta de dados”, afirma Gustavo Travassos. A medição dos sensores, inclusive, pode auxiliar a estimar as perdas em locais não medidos, a partir de um ajuste do perfil do consumidor.

Clique aqui e conheça mais a fundo este case desenvolvido a partir da palestra ministrada por Gustavo Travassos, na Arena Ecossistema Digital, durante o Futurecom 2019.

*Este é um Publieditorial sob responsabilidade de TECSYS.

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar