Buscar parcerias estratégicas na transformação digital é muito importante para as PMEs. Isso porque as pequenas e médias empresas nem sempre têm recursos suficientes para desenvolver sozinhas essas melhorias.
A transformação digital, vale lembrar, é mais do que a utilização das novas tecnologias no processo. Trata-se de um fenômeno cultural, que ocasiona mudanças profundas nas atividades e até mesmo nas relações com os colaboradores.
As parcerias estratégicas são essenciais para ter sucesso nessa trajetória. Emerson Lima, CEO da empresa Sauter Digital, especialista nessa área, afirma que o mundo digital traz desafios que passam por um novo modo de comunicação com diferentes públicos de clientes e parceiros de negócios.
“É por isso que é muito importante estabelecer parcerias estratégicas com empresas que tenham experiência, velocidade e capacidade de entrega dessas novas tecnologias”, diz o executivo.
Prossiga conosco e saiba mais sobre a importância das parcerias estratégicas na transformação digital de PMEs.
Transformação digital de PMEs: a importância das parcerias nesse processo
Tornar-se um negócio digital significa empregar tecnologia da informação para gerenciar operações e impulsionar uma experiência moderna para os clientes.
Além disso, é preciso desenvolver e entregar novos produtos e serviços em uma metodologia baseada em plataforma. As PMEs, no entanto, nem sempre têm esses recursos à disposição. Por isso, investir em parcerias estratégicas é uma ideia interessante.
Lima explica: “No caso das PMEs, a escassez de recursos muitas vezes pode revelar verdadeiras oportunidades de automação de processos ou aproximação do relacionamento com clientes e fornecedores de maneira digital, gerando economia de tempo e pessoal, ao mesmo passo em que atrai novos consumidores para o negócio”.
Veja como selecionar parcerias estratégicas na transformação digital
Para Lima, a transformação digital é mais do que apenas uma plataforma de TI. Ele acredita no processo como um poderoso motivador para iniciativas de negócios inovadores.
Entre outras coisas, de acordo com o especialista, a transformação está assumindo um papel estratégico, que elimina muitos processos manuais e erradica sistemas legados. Isso faz com que as organizações deixem de ser tão operacionais e possam faturar mais.
As parcerias podem ajudar muito nesse processo. Porém, deve-se ser criterioso para escolhê-las. É fundamental, por exemplo, compreender se o parceiro está alinhado com os objetivos da PME.
Lima explica, em suas palavras: “As parcerias devem estar alinhadas com os objetivos do negócio da companhia, para que não sejam apenas mais um processo de contratação de fornecedores, mas sim de parceiros que tenham as habilidades necessárias para elevar a companhia a uma nova realidade de competitividade e time to market”.
Fechar boas parcerias estratégicas na transformação digital das PMEs, portanto, é a melhor saída para que os novos negócios possam aproveitar ao máximo as novas tecnologias e também inserir um “DNA” moderno e avançado em sua cultura organizacional.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue por aqui e leia agora o nosso artigo que fala sobre a reinvenção da cultura organizacional associada à transformação digital.