Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

IoT industrial para PMEs: traçando uma jornada de sucesso

IoT industrial para PMEs traçando uma jornada de sucesso.jpg
A internet das coisas para indústrias tem se desenvolvido de forma ágil, e atualmente é bem comum que PMEs utilizem a tecnologia para otimizar seus processos. Saiba mais!

Estamos vivendo uma era em que alguns pensadores e historiadores classificam como a Quarta Revolução Industrial. A tecnologia cada vez mais penetra nas empresas de todos os portes e recursos como a IoT industrial começam a chegar ao alcance de todos.

A internet das coisas para indústrias, ou simplesmente IoT industrial, tem se desenvolvido de forma bastante ágil. É bem comum que indústrias de pequeno e médio porte, as chamadas PMEs, utilizem a nova tecnologia para otimizar processos.

Marcel Saraiva, gerente sênior nas indústrias de saúde e finanças da NVIDIA Enterprise tem bastante experiência nesse setor.  Ele já foi responsável por implementar programas de tecnologia para PMEs e nos repassou algumas informações bem interessantes sobre o tema. Prossiga a leitura!

Tecnologia para PMEs: entenda como a IoT pode ajudar esse segmento a crescer

Saraiva conceitua a IoT industrial como uma evolução dos dispositivos de internet das coisas. 

De acordo com o especialista, é possível expandir a capacidade dos equipamentos adicionando, por exemplo, elementos de inteligência artificial. Isso faz com que os dispositivos possam tomar decisões sozinhos, sem a necessidade de uma intervenção humana.

Por conta desse fenômeno, nas palavras de Saraiva: “Os dispositivos de IoT industrial podem ajudar as empresas otimizando processos, automatizando etapas e reduzindo custos”. 

Benefícios da IOT industrial para PMEs

Quando questionado sobre os benefícios da IOT industrial para as PMEs, Saraiva explicou que as vantagens sempre estarão associadas ao perfil de cada empresa e os problemas que elas precisam resolver.

Ele explica, por exemplo, que as PMEs podem criar modelos automáticos de manutenção preventiva das máquinas. Isso evita as paradas, que são responsáveis por grandes impactos na produção.

Saraiva enfatiza ainda que as empresas precisam fazer uma espécie de mapeamento interno, para descobrir quais setores ou atividades podem ser melhorados com a IOT industrial.

Nas palavras do executivo: “As PMEs devem procurar soluções mais adequadas à sua própria realidade e buscar atacar problemas específicos com o uso da tecnologia. É importante ficar atento também às soluções padronizadas que, às vezes, não têm efetividade quando empregadas. As soluções que possuem um nível  mais elevado de customização tendem a ser mais efetivas”.

Tendências de uso para IOT industrial nos próximos anos

Saraiva acredita que, nos próximos anos, os dispositivos vão aumentar a sua capacidade de processamento e a qualidade dos serviços disponíveis.

A partir desse desenvolvimento, a tecnologia para PMEs poderá ser dada em diversos aspectos, como a melhoria nos processos de fabricação, redução do desperdício de insumos, melhoria na qualidade dos produtos, otimização da cadeia logística etc.

Nesse sentido, o  especialista orienta: “A recomendação para empresas de pequeno porte é sempre buscar o apoio de um integrador de tecnologia que possa orientá-las nesse processo”.

Na visão de Saraiva, o apoio de um integrador de tecnologia é necessário, principalmente, na detecção dos problemas e na escolha dos melhores recursos a serem utilizados.

A IOT industrial realmente está revolucionando as PMEs. Por isso, se você tem negócios nessa área, vale a pena ficar de olho nas novidades do setor.

Monitorar os indicadores de desempenho do seu negócio também é interessante para fazê-lo crescer. Saiba mais em nosso artigo que trata sobre esse assunto.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar